UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Experiências Pedagógicas

Você está em: Ensino > Experiências Pedagógicas

Debate sobre sustentabilidade, impactos ambientais e BR 440

 

Foi realizada no dia 13 de setembro, no anfiteatro do Colégio de Aplicação João XXIII, uma mesa de debates organizada pela professora Eliana Toledo Sirimarco Franco envolvendo os alunos da turma 4º C do ensino fundamental e os professores da UFJF: Prof. D.Sc. José Homero Pinheiro Soares, Prof. D.Sc. Cezar Henrique Barra Rocha e Prof. Dr. Luiz Evaristo Dias de Paiva.

O debate começou com uma breve exposição dos professores, apresentando alguns dados sobre o impacto ambiental das obras relativas à BR440, e questões relativas a práticas sustentáveis no mundo. Logo depois foi aberto um momento para os alunos perguntarem aos professores. Além de perguntas sobre o tema central, os alunos também debateram bastante sobre o processo da água, as unidades de tratamento, e a importância de sua preservação. Os professores ainda mostraram imagens de visitas a alguns rios da cidade, o que ilustrou boa parte das perguntas.

A professora Eliana conta que este projeto faz parte de uma coleta de dados para uma pesquisa de doutorado “Práticas educativas para o agir comunicativo com a matemática fundamental e o trânsito”, e que os alunos ainda trabalharam com um estudo do professor Cezar, aonde a partir dos dados matemáticos apresentados foram realizados alguns exercícios.

Palestra foi uma iniciativa da professora Eliana

 

 

Veja também: Caderno Didático, Didática do Folclore I.

Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF