UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Regras e dúvidas

Você está em: Atendimentos > Biblioteca > Regras e dúvidas

1. PÚBLICO ALVO

A leitura é franqueada ao público em geral. As normas que regem o funcionamento da Biblioteca e procedimentos dos seus funcionários são estabelecidos pelo Centro de Difusão do Conhecimento da UFJF, órgão que gerencia todas as bibliotecas da instituição, e adequados ao contexto do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

 

2. FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 07h às 20h.

 

2.1 FUNCIONAMENTO DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES

A Biblioteca funciona durante as férias escolares acompanhando o horário de funcionamento da Secretaria do Colégio. É prudente ligar para confirmar qual horário está sendo feito em cada época através do telefone 3229-7620.

 

2.2 FUNCIONAMENTO EM CASOS EXCEPCIONAIS

Em casos excepcionais estão inclusos paralisações, greves ou outros motivos de força maior que impeçam o funcionamento normal da Biblioteca. Essa questão é delicada e varia conforme cada situação. É prudente ligar para confirmar qual horário está sendo feito através do telefone 3229-7620.

Caso a Biblioteca feche durante uma greve, por exemplo, as devoluções serão prorrogadas paraapós otérmino da greve acrescido de um tempo extrade 30 dias corridos para não causar tumultos no retorno às aulas.

Exemplo: a greve de 2016 encerrou em 15/12/2016. No dia 16/12/2016 a Biblioteca retornou seu funcionamento normal, mas a devolução dos livros ficou para dia 16/01/2017, ou seja, os alunos tiveram 30 dias a mais para entregar os livros. Isso foi informado aos professores e este repassaram aos alunos em sala.

Caso sejam alguns dias de fechamento, as devoluções serão prorrogadas em 07 dias corridos.

 

3. EMPRÉSTIMOS E DEVOLUÇÕES

 

3.1 QUEM PODE FAZER E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O empréstimo é somente para alunos e servidores da UFJF, sendo que obras de referência (dicionários, enciclopédias) não são emprestadas para uso domiciliar.

Para retirar o material, o aluno deve apresentar a Agenda Escolar com número de matrícula preenchido na página de Dados Pessoais ou a Carteirinha Estudantil. Os servidores devem apresentar a carteirinha funcional. A carteirinha estudantil é obtida na Secretaria do Colégio.

 

3.2 USO DE BIOMETRIA

Para servidores e alunos da UFJF o empréstimo é feito mediante apresentação da carteirinha funcional ou estudantil e uso de senha. Apenas para os alunos do Colégio, a partir de março de 2017, o empréstimo é feito sem uso de senha apenas com apresentação da carteirinha ou agenda escolar e a identificação biométrica, esta entrou em vigor a partir de agosto de 2017.

 

3.3 QUANTIDADE DE LIVROS

Podem ser emprestados até 3 livros diferentes.

 

3.4 PRAZO DE EMPRÉSTIMO

14 dias corridos.

 

3.5 HORÁRIO DE USO DA BIBLIOTECA DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Para alunos do Ensino Fundamental, há um horário específico. Durante as aulas de Português semanais, cada turma possui uma reserva para usar a Biblioteca naquele período com acompanhamento do professor ou do bolsista. Pedimos que os empréstimos sejam feitos somente durante esse horário para atendermos bem cada turma e os alunos não confundirem as datas de devolução dos livros.

No caso do professor não poder enviar a turma durante o horário agendado, conforme disposto anteriormente, o prazo de devolução daquele dia será prorrogado por 7 dias corridos. Por exemplo, se o dia de Biblioteca da turma 9C é quinta-feira e no dia 20/04/2017 o professor não enviou a turma, as devoluções ficarão para 27/04/2017.

A devolução do livro pode ser feita em qualquer horário.

Para alunos do Ensino Médio e EJA, o uso da Biblioteca não possui agendamento.

 

 

< ORIENTAÇÃO IMPORTANTE >

 

O livro não pode ser devolvido em qualquer setor e para qualquer funcionário do Colégio, somente na Biblioteca e para funcionários da Biblioteca.

 

4. MULTAS

Após ultrapassar o prazo de 14 dias se o livro não devolvido, gera-se uma multa no valor de R$0,50 por dia corrido e por livro.

A multa pára no momento da devolução. Quanto mais tempo ficar atrasado, maior será o valor.

É de inteira responsabilidade do aluno e de suas famílias observar as pendências com a Biblioteca e demais setores do Colégio.

Apesar de não ser responsabilidade da Biblioteca, o aluno é sempre avisado pessoalmente sobre as pendências, o Pergamum constantemente envia e-mails informando sobre atrasos e multas (nunca ignore um e-mail enviado pelo sistema, leia-o e em caso de dúvidas procure a Biblioteca, certifique-se que o e-mail cadastrado na Secretaria do Colégio está ativo), bilhetes são enviados para os responsáveis no caso dos alunos menores (1º ao 5º), os professores são avisados e estes reforçam com os alunos em sala deaula.

Em caso de greve/paralisação, tanto dos técnicos administrativos quanto dos professores, o período de fechamento é descontado do valor total da multa. Isso vale para quem já estava com livros atrasados antes da greve/paralisação iniciar.

Exemplo: Para a greve de 2016 é descontado o valor de R$28,00, 56 dias (somando as greves de técnicos e professores).

Em caso de atraso na devolução por motivo de doença ou outro de força maior, a multa poderá ser abonada mediante a apresentação de comprovante do fato ocorrido.

 

<ORIENTAÇÃO IMPORTANTE>

 

Devolver o livro na data correta evita que a multa seja gerada.

 

PERDA DO LIVRO

Em caso de perda do livro, comunique imediatamente à Biblioteca. O usuário deverá indenizar a Biblioteca com outro exemplar do mesmo livro ou com um livro de uma lista de sugestões que será disponibilizada.

A urbanidade, o respeito e a educação são fundamentais para a manutenção das relações humanas. Se você possui razão e argumentos para questionar alguma situação, faça-o de modo a não perdê-los.

 

Cordialmente,

Ana Carolina de Souza Caetano Oliveira Bibliotecária-documentalista

CRB6-2682

Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF