UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Dúvidas

Você está em: Atendimentos > Biblioteca > Dúvidas

Como faço o empréstimo? Para retirar o material, o aluno deve apresentar a Agenda Escolar com número de matrícula preenchido na página de Dados Pessoais ou a Carteirinha Estudantil. Os servidores devem apresentar a carteirinha funcional.

 

Preciso usar senha para fazer o empréstimo? Para servidores e alunos da UFJF em geral sim. No caso dos alunos do Colégio, a partir de março de 2017, o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) permite o empréstimo sem uso de senha apenas com apresentação da carteirinha ou agenda escolar. Essa conquista junto ao órgão de tecnologia de informação da UFJF foi em grande avanço visto que é muito difícil que eles concordem em personalizar o Sistema para as necessidades do João XXIII.

 

Quantos livros posso pegar? Até 3 livros diferentes.

 

Quanto tempo fico com o livro? 14 dias.

 

Como os alunos usam a Biblioteca do Colégio? Para alunos do Ensino Fundamental, há um horário específico. Durante as aulas de Português semanais, cada turma possui uma reserva para usar a Biblioteca naquele período com acompanhamento do professor ou do bolsista. Pedimos que os empréstimos sejam feitos somente durante esse horário para atendermos bem cada turma e os alunos não confundirem as datas de devolução dos livros. Ou durante o recreio e ao final das aulas.

Mas, a devolução do livro pode ser feita em qualquer horário por ser um processo muito rápido. Esse ponto é muito importante e não pode ser esquecido.

 

Posso devolver o livro em qualquer setor e para qualquer funcionário do Colégio? Não, somente na Biblioteca e para funcionários da Biblioteca.

 

O que acontece quando ultrapassa o prazo de 14 dias e o livro não é devolvido? Gera-se uma multa no valor de R$0,50 por dia corrido e por livro (para alunos a partir do 3º ano do Ens. Fundamental).

 

Depois que eu devolvo o livro a multa continua aumentando? Não, a multa pára no momento da devolução. Quanto mais tempo ficar atrasado, maior será o valor.

 

Porque alguns alunos pagam multa de valor baixo e meu filho pagará multa muito alta? Quanto mais tempo o livro atrasar, maior será a multa. Se um aluno pagou R$2,00 de multa significa que ele atrasou a entrega do livro em 4 dias. Se outro aluno pagou R$20,00 de multa significa que o atraso foi de 40 dias. Se um terceiro aluno pagou R$200,00 de multa o atraso foi de 400 dias.

 

A Biblioteca fica lembrando e cobrando ao aluno sobre livros atrasados e multas? É de responsabilidade do aluno e de seus responsáveis observar pendências com a Biblioteca e demais setores do Colégio.

 

Mas se o aluno esquecer do livro ou da multa, não existe nenhum recurso para ajudá-lo a lembrar? Apesar de não ser nossa responsabilidade, nós sempre avisamos pessoalmente ao aluno, o Siga envia e-mails informando sobre atrasos e multas (nunca ignore um e-mail enviado pelo Siga, leia-o e em caso de dúvidas nos procure, certifique-se que o e-mail cadastrado na Secretaria do Colégio está ativo), nós enviamos bilhetes para os responsáveis no caso dos alunos menores, nós avisamos ao professores e estes reforçam com os alunos em sala de aula.

 

Como fica o valor da multa durante a greve? O tempo de greve (tanto dos técnicos administrativos quanto dos professores) é descontado do valor total da multa. Isso vale para os que já estavam com livros atrasado antes da greve iniciar. Para a greve de 2016, por exemplo, é descontado 56 dias (somando as greves de técnicos e professores), sendo R$28,00.

 

Quando a Biblioteca funciona? De segunda a sexta-feira, de 07h às 18h30.

 

O professor não pôde enviar a turma e o livro não foi devolvido. O que faço? Você pode entregar o livro em qualquer outro horário. Mas, nessa situação específica, o prazo de devolução daquele dia será prorrogado para o mesmo dia da próxima semana. Por exemplo, o dia de Biblioteca da turma 9C atualmente é quinta-feira. Se dia 20/04/2017 o professor não enviou a turma as devoluções ficarão para 27/04/2017.

 

Fui entregar o livro e tinha um aviso na porta da Biblioteca escrito “Volto logo” e as luzes estavam acesas. Conforme o aviso diz, o funcionário estava trabalhando sozinho e precisou se ausentar (ir ao banheiro, buscar água, buscar um lanche, ir na Secretaria, atender chamado da Direção) e em breve voltará.

 

A Biblioteca funciona durante as férias escolares? Sim, acompanhamos o horário de funcionamento da Secretaria do Colégio. Ligue antes para confirmar o horário: 3229-7620.

 

A Biblioteca funciona durante a greve? Essa é uma pergunta muito difícil de responder e varia conforme cada greve, tanto de técnicos administrativos quanto greve dos professores. Ligue antes para confirmar o horário: 3229-7620.

 

E se a Biblioteca fechar durante a greve? As devoluções serão prorrogadas para após o término da greve acrescido de um tempo extra para não causar tumultos no retorno às aulas. Por exemplo, a greve de 2016 encerrou em 15/12/2016. No dia 16/12/2016 a Biblioteca retornou seu funcionamento normal, mas a devolução dos livros ficou para dia 16/01/2017, ou seja, os alunos tiveram 30 dias a mais para entregar os livros. Isso foi informado aos professores e estes repassaram aos alunos em sala.

 

Perdi o livro da Biblioteca, o que fazer? Comunique imediatamente à Biblioteca. O usuário deverá indenizar a Biblioteca com outro exemplar do mesmo livro ou com um livro de uma lista de sugestões que nós dispomos.

 

Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF