Pensando na atual situação do país, a professora, pesquisadora e escritora, Lauriana Paiva está se reinventando por conta da nova epidemia que ronda o mundo atualmente. Por isso, nas próximas semanas, ela compartilhará em suas redes socias @lauriana_paiva, usando as hashtags #quarentenaliteraria e #correnteliterariadaprofessorabela, um pouco como está sendo sua rotina em quarentena, não só como educadora, mas também como mãe, e ajudando quem está na mesma situação.
A professora postará conteúdos e projetos de incentivo à leitura e a produção escrita. E na primeira semana de maio ocorrerá um quiz game da professora Bela, que está sendo construído pelo programador Renan Silva, especialista em jogos gamificados para educadores.
“O whatsapp travou várias vezes nos primeiros dias de quarentena, mães preocupadas pedindo ajuda com a rotina das crianças, preocupadas com as perdas pedagógicas, psicológicas, sociais. No grupo de professores a angústia para amenizar as perdas para nossos alunos, amigas lamentando a falta do abraço que sempre protelávamos pelo corre-corre do dia a dia”, em trecho de um dos seus depoimentos compartilhados nas redes.
Entre as dicas compartilhadas por ela, estão brincadeiras e dicas para criar momentos educativos e em família, tudo para os pais aproveitarem os materiais que tem em casa. Além disso, projetos de incentivo à leitura e escrita estão em andamento, como um Concurso Literário virtual.
Confira um pouco mais do depoimento:
“Tem dias que me sinto esgotada, e olha que a quarentena está só começando. Por isso, não tenho aqui qualquer pretensão de passar soluções, apenas compartilhar dicas que têm me ajudado a me adaptar e adaptar a rotina da minha família em quarentena, afinal, estamos todos aprendendo a lidar com esse momento que NÃO é todo lindo. Espero que as redes sociais seja um espaço de trocas, não de cobranças. Nós mães já nos cobramos muito, cada casa tem sua dinâmica, e todos nós estamos tentando fazer o nosso melhor. Isolamento sim, solidão não! Sejamos luz. Sejamos esperança. Vamos cuidar de nossas crianças, que embora não estejam no grupo de risco merecem todo nosso amor e proteção. Sigamos fortes”.
Concurso Literário
•    02 de abril em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil: Lançamento do II Concurso Literário da professora Bela
O Concurso visa incentivar a escrita criativa, além de promover e descobrir Pequenos Escritores que escrevem pelo simples desejo de escreverem histórias, criando e dando vida a personagens, os quais, sem a escrita, jamais seriam conhecidos.
     A proposta é produzir uma narrativa de aventura a partir do seguinte desafio: o Mundo das Belas Histórias foi invadido por um inimigo invisível que deixou todos os personagens encantados doentes. Com o adoecimento dos personagens suas histórias foram desaparecendo. Professora Bela e seus alunos escritores reuniram-se para salvarem as histórias antes que elas sumissem. Construa uma narrativa contando esta aventura.
Poderão inscrever-se Pequenos Escritores que tenham, na data da inscrição, de 8 a 12 anos de idade e sejam falantes da língua portuguesa, independente da localização geográfica que residam. Cada autor poderá enviar apenas uma história. A participação é gratuita.

Edital II Concurso Literário da Professora Bela

Postagens nas redes sociais:
●    Segundas: postagens para pequenos leitores e escritores. Desafio de construção de um livro Diário sobre o momento. Com estilo próximo aos de construção de um diário com os leitores é construir uma verdadeira cápsula do tempo sobre este momento histórico pelo qual passamos. A proposta é construir e registrar memórias, trocar experiências e vivências entre a escritora e os leitores (a partir do dia 06 de abril)

●    Quartas-feiras: Postagens com dicas para os pequenos escritores que querem se inscrever no II Concurso Literário da Professora Bela

●    Sexta-feira: SEXTOU! Postagens voltadas para MÃES em isolamento social devido ao Coronavírus.
●    Projetos especiais: audiobook fatiado a audionovela infatojuvenil da professora Bela
Você sabe como seus avós ou acompanhavam suas novelas favoritas? Você acha que tinham séries da netflix quando eles eram jovens? Antes da TV acompanhavam através das radionovelas. Isso mesmo através da rádio. Já pensou em ouvir a historia de seu livro favorito em capítulos? Afinal foi através da oralidade que a humanidade narrou de geração a geração  histórias que posteriormente ganharam vida a partir da escrita.
Como estamos num momento vivenciando novas experiências em casa em momento e quarentena. Preparamos com muito carinho, com narração de Juliana James e trilha sonora de Rogério Nascimento, um audiobook do volume I da Série Diários da Professora Bela, que será transmitido em forma de capítulos. Isso mesmo, Audiobook fatiado, uma espécie de audionovela infantojuvenil em tempos de quarentena, via live. Uma experiência diferenciada como leitor ouvinte.
Datas do audiobook:  07 de abril – 14 de abril – 21 de abril – 28 de abril, sempre às 19 horas.
Mais informações
Lauriana Paiva
(32) 98801-9942
@lauriana_paiva