O projeto, coordenado pela professora Cátia Duarte do Departamento de Educação Física do João XXIII e pelo Grupo de Práticas Escolares e Educação Física – GRUPEF, promove a formação de professores para a discussão da identidade e da diversidade sociocultural brasileira.

As oficinas são voltadas para professores (as) interessados (as) em dança escolar para o Ensino Fundamental  e Ensino Médio. As atividades buscam sistematizar conhecimentos indicados nas leis 10.639/03 e 11.645/08 a partir da interculturalidade crítica dos saberes portugueses de Areosa (Portugal), indígenas de Araponga (Paraty) e quilombolas do Paiol (Bias Fortes) que estão presentes nas danças curriculares.

Os encontros serão quinzenais no primeiro semestre de 2020 e de 21 em 21 dias no segundo semestre. A primeira aula do curso aconteceu na sexta-feira passada,(06/03). Estão inscritas no curso dezoito professoras da rede municipal da educação. No início das atividades foi apresentado a ementa do curso, expondo os principais objetivos e logo após, aberta uma discussão para as professoras apontarem sugestões ao projeto. Além disso, foram retratadas diversas falas, manifestando expectativas de conhecimento com a temática abordada. Um dos discursos mencionados, de uma professora de história, demonstrou interesse pelas danças tradicionais e toda sua bagagem cultural, apesar de não ser a área de atuação dela.

O próximo encontro está marcado para o dia 20 de março.

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