Na noite da última sexta, 13, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou a entrega de sua maior honraria, a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, para 26 personalidades que agregaram e acrescentaram seus trabalhos e conhecimentos ao ensino, pesquisa e extensão da academia. A cerimônia ocorreu às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Após a exibição do vídeo de 50 anos da Universidade Federal de Juiz de Fora e de um áudio de Juscelino Kubitschek gravado durante a assinatura do termo de criação da universidade, o reitor Marcus David e a vice-reitora Girlene Silva conduziram a entrega das medalhas aos homenageados. “A importância dessa cerimônia é, principalmente, reconhecer uma série de profissionais que atuam ou já atuaram e contribuíram para a história da instituição. É um momento no qual não apenas rememoramos fatos e pessoas importantes, mas também refletimos sobre nosso futuro, olhamos para a frente e projetamos nossos desejos, necessidades, conquistas e novos projetos”, disse o reitor.

Neste ano, o Colégio de Aplicação João XIII teve três  indicados à honraria. O professor Elói Teixeira César agradeceu a indicação do ICE, representando também o Colégio de Aplicação João XIII,  onde leciona disciplinas do terceiro ano do Ensino Médio. “Entendo que essa indicação é um coroamento de uma trajetória de 26 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão de qualidade, realizados na escola e na universidade”.

Para o professor do João XIII, Pedro Henrique Nobre,  indicado pela administração superior, a premiação mostra que a universidade não é somente um reduto de intelectuais interessados apenas em suas publicações. “No caso específico da ocorrência da onça em Juiz de Fora, a universidade se mostrou pronta e qualificada a resolver um problema de todo o município. O resultado ou “final feliz” apresentado, só foi possível devido a intervenção da universidade.  Me sinto honrado em poder contribuir e compartilho esse reconhecimento e homenagem com todos aqueles que apoiaram, acreditaram e lutam por essa universidade”, afirmou.

A TAE Maria Conceição Nascimento da Silva foi a indicada pelo Cap João XXIII. “Emocionante! Depois de longa trajetória na Universidade no CAp João XXIII onde atuo ha quase 35 anos ,onde passei metade da minha vida. Fiquei feliz pelo reconhecimento, ainda mais se tratando de uma medalha  de quem deixou grande marco ,para a nossa a universidade”, agradeceu.

O evento foi guiado pelo professor e diretor da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, que explica que a condecoração acontece sempre próximo ao aniversário da Universidade, no dia 23 de dezembro. “Essa é a maior homenagem que a Universidade pode oferecer aos seus ex-alunos, ex-professores, ex-técnicos, entre outros. A medalha leva o nome do presidente que criou a Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1960, tendo assim um peso simbólico muito importante. É uma honraria que a Universidade oferece às pessoas que se projetaram aqui ou fora daqui e que merecem, hoje, nosso agradecimento pelo que fizeram levando o nome da UFJF.”

(Com informações  e imagens da Diretoria de Imagem Institucional)