Pais, alunos e membros das comunidades interna e externa compareceram ao Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus universitário, na tarde desta segunda-feira, 25. Eles acompanharam a cerimônia de premiação de quatro concursos culturais promovidos pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento contou com a presença do diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, da diretora do Colégio de Aplicação João XXIII, Eliete do Carmo e da pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, que representou o reitor da Universidade, Marcus Vinicius David.

Os concursos culturais foram desenvolvidos pela Imagem Institucional ao longo do segundo semestre deste ano, com a premissa básica de valorização da Universidade Pública. As iniciativas foram promovidas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT/MG). “Em um momento em que as universidades públicas são atacadas com tantas inverdades e com tanto ódio, é importante, ao falarmos da nossa própria Universidade, remeter à luta em defesa de todas as instituições públicas de ensino”, disse Ana Lívia.

Confira fotos da cerimônia.

O tema escolhido para o primeiro Concurso de Fotografia do Colégio de Aplicação João XXIII foi “Educação”. O objetivo era retratar o Colégio por meio de perspectivas diferentes e criativas dos alunos da instituição. As premiações foram divididas em duas categorias. Tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio foram premiados o primeiro lugar, com R$ 800; o segundo, com R$ 650; e o terceiro, com R$ 550.

Segundo a diretora do Colégio, o concurso permitiu, à escola, “que pudéssemos ver o Colégio a partir do olhar dos nossos alunos, da relação deles de pertencimento à UFJF, de identidade com o espaço da escola. Foi interessante e especial por isso”, argumenta Eliete.

A ganhadora na categoria ensino fundamental foi a estudante do sétimo ano, Maria Antônia Ribeiro Cruz. A lista de vencedores inclui, ainda, a aluna do oitavo ano, Melissa Carolina do Santos, em segundo lugar; e o estudante do sétimo ano, Hyago Rafael de Oliveira, em terceiro. Na categoria ensino médio, a primeira colocada foi a aluna do terceiro ano Roberta Medeiros e Toledo. Ela foi seguida por Oruan dos Santos Bezerra Perez, do primeiro ano, em segundo lugar; e por Rodrigo da Silva Nascimento, do terceiro ano, em terceiro lugar.

Para a pró-reitora de Extensão da Universidade, através do concurso foi possível constatar o quão sensível e crítica é a formação dos alunos do Colégio João XXIII. “Percebemos isso através de cada foto.”

Para mais informações basta acessar o Link da notícia postada pela UFJF