As equipes de ginástica dos Projetos de Extensão “Ginástica de trampolim: uma oportunidade”, “Iniciação à ginástica Artística” e “Equipe de Competição e Apresentação em Ginástica de Trampolim”, realizaram uma apresentação especial para familiares e amigos. Os projetos coordenados pelos professores Roseana Mendes e Thunay Venzi Botrel, com apoio dos bolsistas Daniel Pedrosa, Bruna Pereira e Marcelo Dalessi mostraram a evolução das crianças na leveza e execução dos movimentos.

As turmas executaram coreografias inspiradas em países sede das Olimpíadas, com trajes e adereços correspondentes à cultura local. Antes de cada dança, informações e curiosidades sobre os países foram introduzidos ao público.”A ginástica é uma modalidade plástica que desenvolve uma relação com a apresentação, e essa foi organizada para que os alunos tenham a oportunidade de mostrar às suas famílias o que está sendo desenvolvido no projeto, e as famílias por sua vez, querem participar desse dia a dia das crianças. Isso é importante para motivar as crianças a continuarem no projeto”, conta a coordenadora Roseana.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Maria Luiza de Sá Sales,  falou sobre a sensação de compartilhar seu desenvolvimento com sua família e destacou o impacto do projeto na construção de seus valores. “É uma sensação maravilhosa mostrar o que tenho aprendido na aula, como a importância de respeitar meu corpo e o corpo do próximo ao fazer os movimentos da ginástica.”

A Ginástica de trampolim é composta pela realização de saltos acrobáticos em um trampolim e sua dificuldade varia de acordo com a composição de elementos da série. A modalidade artística, anteriormente conhecida como Ginástica Olímpica, compreende exercícios em diferentes tipos de aparelhos. A mudança no nome do esporte ocorreu justamente pela inclusão da categoria rítmica e de trampolim.