A cerimônia de premiação do “I Concurso Literário da Professora Bela” foi realizada na quinta- feira, no MAMM, premiando as ações de incentivo à leitura propostas pela escritora e professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Lauriana Paiva. O momento também foi marcado pelo lançamento da série  de diários da “Professora Bela”.

A orquestra de alunos do Conservatório Estadual de Música deu início ao evento, conduzida pela regente Renata O. D. Luiz e pelo pianista Marcos Paulo L.LopesEm seguida, os alunos finalistas receberam uma menção honrosa e as professoras, que os acompanharam durante o concurso, receberam certificados.Dentre os agraciados encontram-se as professoras do Fundamental I, Ângela Fernandes,  Érica Gomes  e Liliana Mendes e os alunos Dandara Perez, Isabela Gomes, Júlia de Oliveira, Maria Clara Mageste, Maria Eduarda Lourenço, Mariana Moreira e Valentina Badaró.

O concurso recebeu 242 inscritos em suas cinco categorias e selecionou 45 finalistas. Os pequenos escritores Bernardo Mendonça, Roberta Oliveira, Ana Elisa Fonseca, Larissa Barbosa e Bruna Kazam, foram os vencedores de suas categorias e receberam um troféu. A seleção foi realizada pelo corpo de jurados composto pelos escritores juiz-foranos Cristiano Fernandes, Ellen de Paula Moreira Abreu, Jader Janer, Marisélia Souza, Tânia Gonçalves e Lauriana Paiva. O evento recebeu o apoio da equipe do cerimonial da UFJF.

A coordenadora e idealizadora do concurso, a escritora e professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Lauriana Paiva, conta que a iniciativa visa dar visibilidade às histórias produzidas na infância que muitas vezes se perdem pela falta de registro, e também “possibilitar que as crianças se percebam como escritores, pois, na prática docente, o que observo é uma riqueza muito grande nas produções escritas dos alunos, os quais eu vejo como pequenos escritores”, conclui.