Os jogos do João foram realizados durante o mês de outubro para os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II, promovendo competições de vôlei,  basquete, futsal, handball, queimada, Xgames, tênis de mesa e xadrez. O evento foi organizado pelo Departamento de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII e têm como objetivos reconhecer e valorizar as manifestações corporais, ampliar os conhecimentos relativos às modalidades disputadas, estimular a reflexão dos alunos em relação às diferentes dimensões existentes em um evento competitivo e valorizar uma disputa orientada pelo espírito da justiça e da inclusão.

Nesse ano, os jogos foram organizados em duas semanas,a primeira para o  Ensino Médio e a segunda voltada ao Ensino Fundamental II. Na abertura de cada uma das semanas, as turmas realizaram um desfile das equipes, com suas bandeiras, camisas personalizadas e a presença do professor, técnico ou funcionário do Colégio, escolhido para apadrinhar cada turma. A diretora de ensino do Colégio de Aplicação, Margareth Pereira, durante fala de abertura do evento do Ensino Médio, destacou a importância dos jogos, como uma das atividades pedagógicas do colégio e a participação dos alunos nessas atividades. “Enfatizo à relação dos alunos pelo respeito, responsabilidade nessa competição e a importância de que eles se coloquem nessa atividade de uma forma alegre e comprometida”, conclui. A diretora geral do Colégio de Aplicação, Eliete Verbena, em sua fala de abertura do evento entre os alunos do Ensino Fundamental II, refletiu sobre o sentido da competição e cooperação em atividades como aquela proposta.

Ao longo das duas semanas de competições foram realizadas duas modalidades simultaneamente, divididas nas duas quadras do Colégio, com equipes femininas e masculinas. Os jogos foram arbitrados por alunos da Faculdade de Educação Física da UFJF e coordenados pelos professores do Departamento de Educação Física do Colégio.

As finais e o torneio de xadrez do Ensino Médio ainda estão em andamento, com data a ser divulgada na próxima semana. O resultado final dos Jogos do Ensino Fundamental II foi dividido em três categorias: um pódio para os 6os, um para os 7os e um voltado aos 8os e 9os anos. As três primeiras posições receberam medalhas de ouro, prata, bronze e a premiação referia-se ao campeão geral do torneio, ou seja, à turma com maior pontuação geral, incluindo as modalidades coletivas. As colocações das turmas do Ensino Fundamental II podem ser conferidas na tabela abaixo.

Classificação Final Ensino Fundamental

Confira mais fotos!