Estão disponíveis os resultados com os nomes dos vencedores da primeira edição do Concurso de Fotografia do Colégio de Aplicação João XXIII. Promovido pela Diretoria de Imagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o concurso selecionou três alunos do ensino fundamental e três alunos do ensino médio para uma premiação total de R$ 4 mil.

Nesta primeira edição, o concurso teve como tema “Educação”. A ganhadora na categoria ensino fundamental, foi a estudante do sétimo ano, Maria Antônia Ribeiro Cruz. A lista de vencedores inclui, ainda, a aluna do oitavo ano, Melissa Carolina do Santos, em segundo lugar; e o estudante do sétimo ano, Hyago Rafael de Oliveira, em terceiro lugar.

Na categoria ensino médio, a primeira colocada é a aluna do terceiro ano Roberta Medeiros e Toledo. Ela foi seguida por Oruan dos Santos Bezerra Perez, do primeiro ano, em segundo lugar; e por Rodrigo da Silva Nascimento, do terceiro ano, em terceiro lugar.

Diretor da Imagem Institucional, Márcio Guerra, destaca que o concurso foi pensado como uma forma de os alunos se expressarem através da fotografia. “O tema ‘Educação’ foi uma provocação para que eles pudessem refletir em imagens aquilo que pensam sobre o tema. Tivemos uma participação muito boa dos alunos, esperamos que este seja o primeiro de uma série de concursos que motive os estudantes a se integrarem no projeto de defesa da universidade pública.”

Para participar do concurso, os estudantes submeteram uma foto digital colorida, podendo utilizar câmeras fotográficas ou celulares. As premiações, que não tiveram alteração entre as categorias, foram de R$ 800 para o primeiro lugar, R$ 650 para o segundo e R$ 550 para o terceiro. Ao todo, foram avaliadas pela equipe de fotógrafos da Diretoria de Imagem o trabalho de 29 estudantes do colégio.

O Concurso de Fotografia do Colégio de Aplicação João XXIII é viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG).

Confira o resultado.

Outras informações: