UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Concurso premia “Pequenos escritores”

Data: 31 de outubro de 2019

Em sua primeira edição, a proposta do “Concurso Literário da Professora Bela” foi promover e descobrir talentos entes os“pequenos escritores”. O concurso, contou com a inscrição de 242 textos produzidos por crianças entre 8 e 12 anos das regiões sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil. Cada autor enviou apenas uma história que deveria ser obrigatoriamente inédita. A participação foi gratuita.

O corpo de jurados foi composto pelos escritores juiz-foranos Cristiano Fernandes, Ellen de Paula Moreira Abreu, Jader Janer, Marisélia Souza, Tânia Gonçalves e Lauriana Paiva.

A coordenadora e idealizadora do concurso, a escritora e professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Lauriana Paiva, conta que a iniciativa visa dar visibilidade às histórias produzidas na infância que muitas vezes se perdem pela falta de registro, “e também possibilitar que as crianças se percebam como escritores, pois, na prática docente, o que observo é uma riqueza muito grande nas produções escritas dos alunos, os quais eu vejo como pequenos escritores”, conclui.

Dentre os finalistas encontram-se as professoras do Fundamental I, Ângela Fernandes,  Érica Gomes  e Liliana Mendes e os alunos finalistas  Dandara Perez, Isabela Gomes, Júlia de Oliveira, Maria Clara Mageste, Maria Eduarda Lourenço, Mariana Moreira e Valentina Badaró por representarem no Concurso.

A cerimônia de premiação acontecerá nesta quinta-feira (31 de outubro) às 19 horas no anfiteatro do MAMM. Como consta no edital, não haverá premiação pecuniária. Os Pequenos Escritores finalistas receberam certificado de Menção Honrosa. O vencedor de cada categoria, e sua professora, além do Certificado de Menção Honrosa, receberão um troféu. Foi preparada também uma singela homenagem aos representes das escolas finalistas por todo trabalho de incentivo à leitura e a escrita realizada. A entrada é gratuita.

WhatsApp Image 2019-10-25 at 6.29.48 AM