Os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação João XXIII fizeram um trabalho de campo na cidade histórica de Congonhas/MG O projeto interdisciplinar foi realizado com o intuito de conhecer e valorizar parte da história, cultura e arte mineira.  Também estavam presentes os professores orientadores, a direção do colégio, bolsistas das diferentes áreas de ensino, TAEs e a coordenação do segmento.

No passeio foi realizada uma visita guiada ao Museu de Congonhas, onde os estudantes conheceram a história da cidade e sua estreita relação com a religiosidade cristã, além de personalidades históricas que auxiliaram na construção e difusão da identidade artística mineira.

Também com o auxílio de guias treinados, os alunos visitaram o centro histórico da cidade onde conheceram a obra do Mestre Aleijadinho, escultor barroco que produziu a via sacra em esculturas de madeira e os famosos profetas que adornam a entrada da basílica de Congonhas em pedra sabão. Dentro da basílica, que levou mais de cem anos para ser construída e que mescla os estilos barrocos e rococó, também puderam apreciar a obra de inúmeros e importantes artistas de nosso estado.

Na avaliação da coordenação da EJA, a viagem foi muito proveitosa na ampliação do repertório cultural tanto dos alunos quanto dos bolsistas e o relato dos alunos não diferem dessa avaliação. A felicidade e gratidão dos articipantes se tornou evidente em seus semblantes.