O “Circuito Científico: Integrando Robótica e Ciências”, apresentado aos alunos do Ensino Fundamental, despertou a curiosidade e incentivou as crianças a refletirem sobre os estudos e o conhecimento que nasce nas escolas e chega ao cotidiano das pessoas.

A professora de Matemática, Daniele Pereira, explica que pelo segundo ano consecutivo, a proposta de atividade sugerida pelos alunos da Engenharia da UFJF é incorporada à Semana de Ciências e Matemática, trazendo avanços científicos que começam com pequenas ideias e viram grandes projetos. “É muito interessante porque dá o oportunidade aos alunos de uma escola pública, de se aproximarem dessas tecnologias … e perceberem que com estudo e aplicação é possível desenvolver projetos como o que recentemente premiou alunos da UERJ, sobre o lançamento de foguetes”, destaca a professora

Mateus Francisco, aluno do curso de Engenharia Elétrica, ministrou a oficina sobre robótica e dispositivos de automação. Dois robôs , um braço robótico e um projeto de elevador foram apresentados aos alunos. As crianças aprenderam noções de programação, funcionamento de sensores e controle de dispositivos remotamente. Para completar o “Circuito Científico, outras três oficinas trataram da obtenção de energia a partir de recursos naturais renováveis; condutividade elétrica; e princípios de ação e reação relacionados ao lançamento de foguetes. Os alunos de engenharia integram o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), uma organização internacional, sem fins lucrativos, que promove o estudo das engenharias em todo o mundo.

A participação dos alunos mereceu destaque da professora: “A gente percebe que os alunos fazem observações muito interessantes, despertando esse olhar para a ciências, pra os experimentos.”