O Projeto de Extensão “Espanhol Instrumental para a Comunidade” oferece um primeiro contato com a língua espanhola a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudá-la e desejam expandir sua cultura geral. As atividades são totalmente gratuitas e realizadas por meio de aulas presenciais diretamente na comunidade, com uso de material de apoio produzido pela equipe envolvida no projeto.

De acordo com a programação do curso,  as aulas serão realizadas às quartas-feiras, no período noturno, na Sociedade São Vicente de Paulo que fica no bairro Santa Luzia. A inscrição deve ser feita somente no dia 14 de agosto, presencialmente, no local do curso, onde também serão repassadas as demais informações.

Podem ser inscrever adultos, estudantes a partir de quinze anos e trabalhadores que possuam escolaridade mínima de ensino fundamental completo. Serão oferecidas 70 vagas para residentes do bairro Santa Luzia e imediações. Caso o número máximo de vagas não seja preenchido, moradores de outros bairros da cidade poderão se candidatar

Segundo a Professora Raquel da Silveira, idealizadora e coordenadora do projeto, a ideia surgiu a partir de sua experiência de vida. “Sempre fui aluna de escola pública e durante minha formação participei de alguns projetos oferecidos para a comunidade que acrescentaram muito em minha formação pessoal e profissional, também fui aluna da UFJF e bolsista do PU (Projeto de Universalização de Línguas Estrangeiras) o que reafirmou minha crença na importância do ensino gratuito, de qualidade, humanizado e em diálogo com a comunidade. Em 2013, quando comecei a trabalhar no Colégio de Aplicação João XXIII, tive a oportunidade de realizar um sonho antigo que era de trabalhar em projetos com a comunidade e fico muito feliz que desde então a cada semestre aumenta o número de interessados em aprender la lengua de nuestros hermanos”.

Raquel da Silveira explica que o projeto também atende àquelas pessoas que desejam se preparar para os exames como o ENEM ou oferecer o diferencial de conhecimento básico de uma língua estrangeira dentro do mercado de trabalho.

ANUNCIO EXTENSÃO-1