Danças, músicas e pratos típicos da culinária espanhola marcaram a programação  do I Evento Cultural Hispânico da Educação de Jovens e Adultos  (EJA) do Colégio de Aplicação João XXIII.

Idealizado pelo bolsista da EJA, Danilo Augusto, e orientado pela professora de língua espanhola, Lucila Carneiro Guadelupe, o evento possibilitou aos estudantes um conhecimento diferenciado sobre a cultura e a gastronomia dos países escolhidos, promovendo um diálogo intercultural entre Brasil, Espanha e toda América Latina.

De acordo com Lucila, o despertar do interesse dos alunos por outras culturas foi o maior destaque da atividade: “Os resultados do projeto reforçam a importância em se explorar a pluralidade cultural presente no universo hispano-americano, e propiciam a percepção da função social da língua dentro do processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua-estrangeira”.

Os organizadores destacam que o trabalho desenvolvido ancora-se na perspectiva de um ensino de línguas que prioriza o diálogo entre culturas, ressaltando-se a importância em promover  maior aproximação, principalmente, entre os países da América Latina. “Houve uma preocupação em propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar elementos de diferentes culturas, considerando a(s) cultura(s) da língua-alvo, e sua interlocução/interação com a(s) cultura(s) brasileira(s)”.

A programação contou ainda com a participação do Studio Tablado Árabe Nabak, que apresentou dança cigana e uma típica dança espanhola: o flamenco. A coreografia foi executada pela professora Joanna Croce, Rafael Dias e as alunas, Andrilene Fernandes e a professora Janaína Garcia.

Danilo Augusto explica que o projeto permitiu aos alunos não só conhecer, como também refletir sobre universos culturais extremamente abrangentes e diferenciados, dialogando com informações, saberes e sabores. “Os alunos prepararam  pratos típicos da culinária dos países e assim tiveram uma vivência diferente do que estão acostumados em relação aos conteúdos da disciplina e à cultura dos povos “, conclui.