Os alunos do 8º anos do Ensino Fundamental participaram de uma palestra ministrada pelo vereador Juraci Scheffer, convidado para falar sobre as questões relativas à reciclagem, na cidade de Juiz de Fora.

O vereador destacou as ações de sustentabilidade implementadas no Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) quando ele exercia o cargo de diretor do órgão. Além disso, abordou alguns aspectos e problemáticas do projeto da coleta seletiva em Juiz de Fora, tendo em vista que apenas 0,23% do lixo é reciclado na região.

No mês passado, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a Coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara. Ela  esteve no Colégio, a convite da professora Ciências Naturais, Fernanda Bassoli. Na oportunidade, destacou a importância de uma relação sustentável com o meio ambiente e apresentou, por meio de alguns slides, algumas iniciativas para a reflexão do tema.

Segundo Rosana Colombara, a ideia de trazer os alunos do Colégio João XXIII para ajudar no trabalho desenvolvido na UFJF é muito relevante pois eles estão recebendo essas informações em uma fase importante da vida. Assim é interessante que continuem com isso e cheguem na universidade com esse pensamento de tentar ser o mais sustentável possível”.

As palestras fazem parte de um conjunto de ações realizadas com os alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental no âmbito do Projeto Coletivo de Trabalho “Cultura de Sustentabilidade”, que visa o desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação pelos estudantes sobre esta temática. A apresentação desses trabalhos acontecerá na Semana de Ciências e Matemática, no dia 24 de agosto.

A professora Fernanda Bassoli explica que a dinâmica das atividades desenvolvidas com os alunos, começou no primeiro trimestre com a questão do plástico. “Começamos a fazer pesquisas, assistimos documentários e iniciamos algumas propostas pra redução do uso dos plásticos. Dessa maneira, os alunos não só pesquisam o tema como propõem alguma intervenção para o problema”, conclui.

IMG_8729 IMG_8706 IMG_8727