Os alunos da segundo fase no EJA participaram de um oficina inspirada no preparo de alimentos com plantas alimentícias não convencionais, conhecida como PANC. Estas plantas crescem espontaneamente ,portanto já foram vistas como mato. Mas essa percepção tem sido alterada e seu potencial reconhecido, assim como seu elevado valor nutricional, baixo custo  e caráter orgânico. A atividade foi ministrada pelo professor Lucas Rieger , com apoio da professora Fernanda Bassoli.

 Na atividade foram produzidos: torta de frango com taioba,farofa de taioba com ora pro nobis, peixe frito, salada de capuchinha, patê de ora pro nobis, brigadeiro de pimenta rosa, bolo de casca de banana, bolo de beterraba, suco de abacaxi com gengibre e ora pro nobis,suco de banana, beterraba , laranja e capim limão, e picles caseiro.

A oficina teve como objetivo promover a sustentabilidade e valorizar os saberes tradicionais, assim como os saberes trazidos pelos alunos. Foram realizadas conversas sobre questões socioambientais , os impactos da mineração e do agronegócio, uso de agrotóxico e o episódio ambiental de Brumadinho. Segundo a professora Fernanda Bassoli, esse tipo de prática favorece o processo de aprendizagem e a construção de laços entre estudantes e professores. “Foi enriquecedor. Esse tipo de pratica favorece o processo de aprendizagem e a construção de laços entre estudantes e professores. Além de ser relevante para a formação docente e formação dos estudantes”, conclui.

O encontro foi encerrado com uma confraternização entre os professores e alunos. O professor Lucas conta como foi vivenciar esse momento com os alunos:  ” Nós  recebemos feedbacks  positivos dos alunos. Foi uma das experiências mais gratificantes que eu pude experimentar até o momento.”