O Memorial da Re-existência está aberto à visitação no Centro de Ciências, com as exposições “Memórias de família”, “Ocupações, Juventudes e Resistência”, “Fotografia de Rua: Cotidiano e Resistência”, “Visões de Mundo: ressignificando os olhares”, “ Olhares para um crime”, “Re (existências) nas comunidades atingidas por barragens” e “De Foco na Letra”.

As exposições foram produzidas por alunos e professores de toda escola, envolvendo todos os segmentos. O memorial foi idealizado como parte da programação da Semana “Arte, Memória e Re-existência”. Segundo o professor Leandro Faber, um dos organizadores, o intuito foi reunir fotografias, estandartes, poemas e intervenções artísticas que fizessem menção às lutas, desafios e conquistas que marcaram a história no Brasil e no mundo. Em breve, os trabalhos serão expostos na reitoria da UFJF.

Para a diretora de ensino, Margareth C. Pereira, o trabalho realizado atingiu o objetivo e passou a mensagem desejada. “O memorial encanta com sua profundidade e beleza, e na sutileza dessa beleza traz uma mensagem forte de resistência das lutas através dos tempos. Possui uma riqueza pedagógica incrível, a partir da interdisciplinaridade, do trabalho de dois departamentos na composição da FLIJ / Semana de Ciências Humanas. Um trabalho de naturezas diversas, com a presença de poesias, estandartes e outras artes, perpassando por todos os segmentos. É o resultado de muito trabalho,” conclui.