A Semana ”Arte Memória e Re- Existência” termina neste sábado, com uma série de atividades programadas para os alunos e comunidade. O Memorial da Resistência estará aberto à visitação no Centro de Ciências, com as exposições “Memórias de família”, “Ocupações, Juventudes e Resistência”, “Fotografia de Rua: Cotidiano e Resistência”, “Visões de Mundo: resinificando os olhares”, “ Olhares para um crime”, “Re (existências) nas comunidades atingidas por barragens” e “De Foco na Letra”.

A programação deste sábado inclui ainda um acampamento e piquenique literário, a feira grátis da gratidão, que foi transferida da rodoviária para o Colégio, o lançamento “Vozes Entrelaçadas: Diários Coletivos do 8º ano”, um show do grupo Batuquedelas e exposição dos tapetes literários.

Durante a semana, uma rica programação movimentou a escola com a participação de convidados. Na segunda-feira teve a apresentação de curta-metragem sobre o Cordel. Na terça,  sarau de literatura espanhola, cine-debate, lançamento do livro “Para ler fora da caixa” , oficina de músicas de Re-existências e mostra de paródias musicais.

Na noite de terça-feira, os alunos dos projetos de extensão se reuniram na biblioteca do colégio para a oficina literária “Resgate dos Livros Esquecidos”, ministrado pelas professoras Lauriana Paiva e Liliana Mendes. Reunidas em volta de uma fogueira, as crianças compartilharam suas histórias enquanto comiam marshmallows.

Durante a manhã da quarta-feira, na Oficina Literária e no Anfiteatro do Ensino Fundamental aconteceram oficinas sobre ditaduras latino-americanas, mostra de paródias musicais e palestras sobre liberdade de expressão.

O encontro entre a autora do livro “O fantasma na árvore”, Margareth Marinho, e os alunos do 2º ano aconteceu no período da tarde. Ela mostrou o processo de escrita da obra e os alunos participaram de uma oficina de biscuit. Os estudantes produziram um enfeite para os lápis, inspirados no personagem principal, o fantasminha.  A escritora conta que a história permite também trabalhar a ecologia com as crianças, mostrando a importância de cuidar do meio ambiente e reciclar. Segundo Margareth, a atividade manual pode ajudar os alunos a lidar com a agitação e vivenciar uma experiência diferente.

A programação contou também com uma tarde de autógrafos realizada com alunos do 3º ano, desta vez com o livro “ Manual de Saciologia”, mais uma obra de Margareth.“ O trabalho que está sendo realizado no João XXIII é muito interessante e diferenciado”, diz a autora.

Os alunos do 4° ano assistiram curtas metragens de poesias e histórias de cordel, narradas e reproduzidas em desenho animado. Segundo as professoras Ângela  Fernandes e Adriana Carmo, o objetivo desta atividade era apresentar este gênero textual dinâmico, considerado patrimônio histórico e cultural.

A “Parada literária” marcou presença com as professoras Raquel Oliveira e Raquel Silveira. Elas se caracterizaram e fizeram uma passeata por toda a escola tocando tambores, convidando as pessoas a interromperem suas atividades para ler um texto. As professoras realizaram a leitura inclusive para os funcionários, na cantina, na secretaria e demais departamentos da escola. Os textos eram variados e contemplavam autores como Clarisse Lispector, Ferreira Gullart , entre outros autores. ” Adoramos fazer esta atividade. A literatura e a música ajudam a quebrar fronteiras, trazem boas sensações. As vezes o poeta fala o que estamos sentindo. E esse ano foi especial por contemplar todos os segmentos, inclusive o EJA”, conta Raquel Oliveira.

As professoras Gisele Moreira e Raquel Oliveira organizaram, para os alunos do ensino médio, uma mesa redonda de debates com os professores da UFJF, Adriana Bruno e Frederico Riani. Houve conversas e quiz sobre os temas censura, liberdade de expressão, internet e fake news.

Na quinta-feira teve exposição para os estudantes do primeiros anos, oficina de rima com Duda Masiero e Laura Conceição, contação de estória para crianças do 3º ano do fundamental I e encontros com as autoras Luciane Rinco, Magda Trence e Ellen Moreira, autora do livro “A mala maluca da vovó Zenilda”. O fotógrafo Mário Oliveira foi o convidado para trazer, junto ao professor Leandro Faber, uma oficina sobre “O olhar como re-existência”. As fotografias produzidas pelos alunos serão expostas no colégio em breve.

No pré-lançamento e tarde de autógrafos com Magda Trence, autora do livro “A Esperança de Vó Filó”, estavam presentes os alunos do 1°ano, intercambistas da cidade de Penido e as professoras Lauriana Paiva e Liliana Mendes. Além dos autógrafos distribuídos, as crianças puderam ler o livro, conhecer a autora e assistir à um filme.

Na sexta, a palestra “Desafios Ambientais e (Re) existências”, com o Prof. Dr. Miguel Fernandes Felippe, trouxe os registros da pesquisa realizada recentemente sobre os desastres ambientais acontecidos no Brasil. Alunos dos primeiros anos do Ensino Médio lançaram o livro “InVisibilidades”, que reúne poesias produzidas no ano passado.

   Os alunos do 1° ano participaram da contação de histórias com a professora Andrea Serpa. O momento lúdico garantiu a atenção e sorrisos das crianças. A professora trouxe ao colégio o projeto ” Laboratório de brinquedos – UF” e contou que o objetivo é fazer com que as crianças se encantem pela literatura, pelas narrativas, influenciando que a busca pela leitura e escrita se torne um processo natural e prazeroso.

Os estudantes do 3° ano receberam os intercambistas da Escola Municipal Prefeito Nilto de Souza Bretas para o lançamento do livro “Céu de outono” , da autora Juliana James. Foi realizado uma tarde literária com dinâmica, contação de história e piquenique. A diretora da escola visitante, Dilvane Duque, conta que “é uma oportunidade muito boa tirar os alunos da rotina, trazê-los para um passeio diferente”.

A programação também contou com o encontro entre a professora e autora Lauriana Paiva e as turmas do 5° ano, com um bate-papo sobre o livro “O Diário da Professora Bela”. Os alunos criaram, em conjunto com suas professoras, perguntas que foram respondidas por Lauriana Paiva durante a atividade.