A equipe formada por 19 alunos, bolsistas e professores do Colégio de Aplicação João XXIII viaja nesta sexta-feira para Belo Horizonte. O Campeonato Mineiro Escolar acontece entre os dias 7e 8 de junho na capital mineira, promovendo apresentações e  competições nas categorias mirím, pré-infantil, infantil e aberta, masculina e feminina.

No mês passado, alunos dos projetos de extensão “Ginástica de Trampolim uma oportunidade”, “Iniciação de Ginástica Artística e Equipe de Apresentação” e “Competição de Ginástica de Trampolim” participaram da competição que reuniu cinco escolas da cidade.A Copa,que acontece anualmente, é uma espaço para a apresentação de  movimentos focados na ginástica artística e de trampolim.

Segundo Roseana Mendes, coordenadora dos projetos, o diferencial da competição realizada em Juiz de Fora é que não há nenhuma exigência física para a criança, e ao final da apresentação todas são premiadas. As séries são elaboradas de acordo com a capacidade corporal de executarem os movimentos.  Ainda de acordo com a professora de Educação Física, a relevância de participar de  campeonatos é relativa à motivação que é gerada, além do envolvimento das crianças quanto à organização, elaboração das séries e escolha dos movimentos. “O mais rico é que, depois da apresentação, elas comemoram, é uma conquista para elas. Isso tudo vai auxiliando e ajudando não só a criança no esporte, pela motivação, como também rompendo algumas questões pra vida toda, elas adoram e amam”, explica.  O trabalho envolve ainda os bolsistas de Educação Física, que atuam em uma modalidade pouca conhecida e praticada. “Então tem os dois lados, a satisfação com as crianças e a satisfação de ver a possibilidade de um novo profissional trabalhar com a ginástica”, destaca Roseana.

Os projetos do Colégio João XXIII abrangem  alunos do Ensino Fundamental I e II, além de serem oferecidos às crianças de outras escolas.

WhatsApp Image 2019-05-24 at 08.56.19 (1) WhatsApp Image 2019-05-24 at 08.56.45 WhatsApp Image 2019-05-24 at 08.56.20 WhatsApp Image 2019-05-24 at 08.56.13 WhatsApp Image 2019-05-24 at 08.56.15 (1)