A Semana ”Arte Memória e Re- Existência” que traz a Feira Literária(FLIJ) e a Semana de Ciências Humanas do João XIII contou com diversas atividades nesta sábado (02/06). A “Pedalada Literária” realizada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora reuniu pais, responsáveis, professores e alunos do Ensino Fundamental I que dedicaram boa parte da manhã, à leitura e à prática de atividades físicas.

            Durante o circuito foram montadas “Estações de Leitura” ao ar livre para que as crianças pudessem ler e contar as histórias. A professora Lauriana Paiva conduziu os alunos pela Praça Cívica até as paradas literárias. Para Antônio Maia e Isaac Delgado, alunos do 5º ano A, a atividade foi muito importante porque as crianças que têm dificuldades com a leitura puderam desenvolver essa prática.

            Amanda Lopes Pereira, mãe da aluna Ana Luisa Lopes de Almeida, 2º ano C, contou o quanto elas estavam satisfeitas com a experiência, pela atividade proporcionar mais interação entre alunos de diferentes salas e de pais e responsáveis. “É um projeto que incentiva muito a leitura. Estamos muito satisfeitas, e percebo que cada dia mais minha filha tem mais interesse pela leitura. Já acabamos de ler um livro e vamos começar a ler outro agora”, explica.

            Para as coordenadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professoras Rosana Veiga e Vânia Fernandes e Silva, a atividade foi muito criativa, saudável e cumpriu com o objetivo proposto. “A gente vê esse Campus repleto de alunos, repleto de familiares, é um momento em que família e escola se aproximam, mediados pela leitura e pela prática das atividades físicas. Uma manhã de sábado maravilhosa!” diz Rosana Veiga.

            No CAPs João, atividades voltadas aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio produziram o “Memorial de Resistência”, marcando o primeiro dia do evento. Os alunos montaram galerias com fotografias e textos que estarão expostos durante toda a semana no Centro de Ciências. A montagem foi realizada ao som de músicas populares do período da ditadura e atuais. Em seguida, os alunos reuniram-se no Coliseu para assistir ao show com as rappers Duda Masiero (ex-aluna) e Laura Conceição e o grupo Lado B.

A programação incluiu a produção de um grafite feito nas paredes da escola. A frase “todo preconceito é uma forma de violência” foi escolhida pela artista Nathalia Medina com os alunos do 6º ano, durante um bate papo sobre preconceito, violência racial e inclusão. Para a artista “é importante fazer o grafite dentro da escola, um espaço de educação, trazendo essa arte da rua que ainda é vista como marginalizada”. A frase escolhida busca fazer com que os alunos, ao olharem o grafite, “possam refletir que não há mais necessidade de persistir na prática da exclusão e preconceito”, conclui.

            Para a diretora Eliete Verbena, “A proposta da semana é extremamente instigante e envolvente, considerando o contexto que temos vivido, por associar a ideia da arte, da memória e perspectiva de resistência constante”, destaca.

 

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