O Colégio recebeu nesta segunda os alunos dinamarqueses da 4ª edição Programa de Intercâmbio Internacional do Colégio de Aplicação João XXIII. A recepção foi realizada para promover o primeiro contato entre os estudantes dinamarqueses e as famílias que acolheram os intercambistas. A recepção contou com a presença da diretora de relações internacionais Barbara Daibert que destacou a importância do programa no contexto atual do pais e importância do empenho da Universidade Federal de Juiz de Fora na ampliação das relações internacionais da universidade.

A Diretora do CAp João XXIII deu as boas vindas a todos e marcou a importância do programa ” É um programa enriquecedor para as escolas envolvidas . É fundamental o apoio da escola ,das famílias e da Universidade para a realização deste programa.” Ela também destacou o trabalho da comissão de professores que atua continuamente durante todo projeto.

A estadia dos 27 alunos dinamarqueses vai de 1 à 11 de Abril e conta com diversas atividades,que vão desde o acompanhamento das atividades regulares do colégio até a visitação de locais históricos,como Ouro Preto.

A ida dos alunos do CAp João XXIII para a Dinamarca está prevista para o segundo semestre de 2019 . O processo seletivo está sendo realizado e conta com avaliação socioeconômica e exames de proficiência em língua estrangeira. Nas primeiras edições foram 10 vagas abertas,já a edição atual conta com 25 vagas para o intercambio. Houve também a renovação do acordo garantindo as próximas edições até o ano de 2022.

O professor dinamarquês Christian M. Larsen espera que os alunos possam expandir seu conhecimento intercultural e aprender sobre a cultura brasileira e seus diferentes costumes.Eles poderão ver que o Brasil vai além do Rio de Janeiro e o Cristo Redentor. O Brasil tem pessoas maravilhosas e receptivas. É o que eu espero pois foi o que ocorreu nos anos anteriores.”

Quanto a ida dos estudantes brasileiros à Dinamarca ele diz que pretende mostrar como é a cultura e sistema escolar dinamarquês.Ele espera que os estudantes possam ver como o mundo é grande, fantástico e repleto de pessoas interessantes e diferentes.

Para o estudante intercambista Kalle Baf a expectativa é fazer novas amizades e muitas atividades . “Eu estava ansioso sobre a chegada e por conhecer a família que vai me acolher.”

Na manhã desta terça-feira, os alunos fizeram um tour pelo Colégio, receberam informações sobre algumas das atividades que serão desenvolvidas e apresentação ministrada pelo professor Fernando Lamas sobre a história do ciclo do ouro ,preparando os alunos do intercambio para uma visita de 2 dias a cidade de Ouro Preto.