A professora de ciências, Marcia Hara, realizou uma atividade pedagógica que fugiu da rotina da sala de aula. Os alunos dos sextos anos aprenderam como reciclar o lixo orgânico através da compostagem, um processo natural em que os micro-organismos são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

Antes da prática, os alunos receberam orientações sobre o processo de construção da composteira, aprenderam sobre seres decompositores e reaproveitamento de matéria orgânica. Segundo a docente, a iniciativa é importante para educação ambiental, evitando o acúmulo de lixo. “Os alunos irão obter conhecimento para reproduzir a composteira em casa. A atividade irá auxiliá-los a entender o processo de decomposição dos materiais, formando pessoas mais conscientes”.

A Aluna Gabriela Dornelas afirma que achou a atividade proveitosa e divertida. “Eu prefiro aulas como essa em que todo mundo aprende junto. Nunca pensei que  cascas de frutas e legumes poderiam ajudar a natureza e às minhocas. Quando a gente mexe e vê, é mais fácil de entender”.

A construção da composteira contou com a participação das bolsistas de graduação da UFJF, Nicolle Rocha e Mariana Ferraz, e também auxiliará na compreensão dos conteúdos de agricultura.

Entenda como construir uma composteira

Primeiramente precisa-se de um local aberto, nivelado (reto), boa drenagem, de sol parcial e de fácil acesso. A Composteira pode ser construída com diferentes materiais em formato de caixa. É importante que seja não menos que 3m de largura e não mais que 5m de altura. Se for menos, pode não aquecer. Se for mais, pode absorver muita água. O propósito é que haja camadas intercaladas de terra, folhas secas e restos de alimento. Arroz, carne, cítricos em excesso, queijo devem ser evitados.  Para cada parte de lixo úmido, duas de lixo seco e todas as camadas devem ser umedecidas ao longo de sua preparação. Após a construção da composteira é importante adicionar minhoca para que haja maior aeração e decomposição natural. O responsável deve arear o terreno constantemente, garantindo que a composteira não fique exposta ao sol excessivo.  É essencial que ela permanecer úmida e com alta temperatura.