Com a presença de professores, técnicos e convidados, a primeira reunião pedagógica de 2019 marcou o início das atividades do ano letivo no João XXIII.

O encontro foi aberto pelas diretoras Eliete Verbena e Margareth Pereira, que deram as boas-vindas a todos, apresentaram os novos docentes e aproveitaram a oportunidade para detalhar questões relativas à prestação de contas – exercício 2018 – e previsão orçamentária da unidade para o ano de 2019, além de ratificar a importância do envolvimento de todos na educação de qualidade que o Colégio oferece: “Como educadores temos que seguir adiante, trabalhando pela escola que acreditamos e que estamos desenvolvendo com muita responsabilidade e comprometimento” afirmou Eliete.

A mesa redonda intitulada Diálogos Formativos: “Vivências na Educação Especial – estratégias de atendimento e adaptações curriculares” marcou o segundo momento da manhã na reunião. As palestrantes convidadas, Dra. Márcia Marin Vianna e Ms. Natasha Conceição Gomes de Carvalho falaram sobre as práticas, experiências e pesquisas que conduzem. A conversa foi mediada pela professora do CAp. João XXIII, Letícia Cristina Pereira.

Márcia, que é docente do Colégio Pedro II –RJ e pesquisadora da UERJ, reforçou a importância de um ensino colaborativo e individualizado que se adapte às necessidades de cada estudante, destacando que a mediação e a diferenciação são premissas do ato de ensinar. “É necessário remover barreiras e estimular a equidade. Olhar o habitual da aula e propor diferente, sem minimizar ou inferiorizar o currículo, com a finalidade de garantir aprendizagens”.

A professora Natasha Carvalho, do Colégio Pedro II, destacou algumas leis de Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e falou sobre a experiência dos docentes no processo de inclusão daquele Colégio. Enquanto coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) a pesquisadora reafirmou a importância do acompanhamento de uma equipe pedagógica e professores para cada aluno. “Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação. Para que ela ocorra de fato, é necessário muito trabalho em equipe e é essencial lembrar que todas as propostas de ação inclusivas são implementadas em caráter experimental, sendo modificadas e reconstituídas sempre que necessário” destacou.

A reunião pedagógica que aconteceu durante toda a manhã desta segunda-feira, estendeu-se ao período da tarde com a realização de conversas sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a realização de reuniões com as coordenações de segmento.

Segundo a Diretora de Ensino, Margareth Pereira, “as reuniões pedagógicas configuram um importante espaço de trocas de experiências. Tivemos a oportunidade de dar continuidade aos diálogos já iniciados com o Colégio Pedro II e, a partir das vivências compartilhadas, refletir sobre a nossa própria realidade,  além de planejar ações importantes para o ano letivo de 2019”.

Para o coordenador do Ensino Médio, Sílvio de Castro “esse encontro foi importante para rever os amigos e retomar os assuntos do ano passado que terão continuidade esse ano, como a reforma do ensino médio e adequações curriculares. Essas reuniões em conjunto com o ensino fundamental também são importantes para organização do plano de desenvolvimento individual (PDI) de alguns dos alunos do Ensino Médio. Representa portanto um crescimento profissional”.

As aulas começaram na terça-feira(5/02) e vão até 19/12, de acordo com o calendário acadêmico disponível no site.