A certeza sobre a escolha do curso de direito, para Vitor Vingren, veio de um desejo que o acompanha desde pequeno e das oportunidades que a carreira oferece: “Pode ser influência da minha geração, mas tenho muito interesse desde pequeno com temas que envolvem investigação criminal, perícia e política.” Ele é um dos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII aprovados para o curso da UFJF, pelo PISM 2019.

Dos 70 alunos do João XXIII inscritos para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) de 2019, 32 foram aprovados até o momento, o que representa um índice de mais de 45% de aprovação. Além dos aprovados para a chamada regular, outros 24 alunos ainda aguardam os editais de reclassificação que acontecem no primeiro e segundo semestres porque ficaram entre os 10 primeiros excedentes em cursos como Medicina, Direito, História, Fisioterapia e outros.

É o caso de Gabriel Brandão que está como terceiro excedente no curso de Medicina da UFJF. Ele conta que se preparou durante os três anos para as provas: “Minha preparação começou no primeiro ano e sem ela eu não teria chegado aqui. Mesmo o PISM I sendo o de menor pontuação, quando consegui uma boa nota eu percebi que havia uma real possibilidade de passar em medicina, então comecei a estudar mais ainda.”A rotina de estudos envolvia atividades na escola e em um curso preparatório. “Além da escola e do cursinho eu também estudava muito em casa, por volta de 40 horas semanais”. A expectativa de ser chamado no edital de excedentes é grande. Enquanto isso, comemora a aprovação para o curso de Engenharia Civil na UFJF, pelo ENEM.

Aluna do CAp João XIII desde o primeiro ano, Karen Amorim explica que escolheu o curso de Medicina Veterinária por amar os animais e se identificar com a área. Segundo a aluna, a dedicação aos estudos foi decisiva: “Sem esforço, não há vitórias. Eu acordava às 05h00 e ficava até às18h00 estudando. Ia pra casa, descansava um pouco e me dedicava outras duas horas por noite pra rever os conteúdos de cada matéria.”

Guilherme Flores foi aprovado para o curso de Artes e Design e pretende aperfeiçoar seus conhecimentos em design gráfico. Aluno desde os primeiros anos, ele revela que já sente saudades da escola e que vai levar as melhores lembranças.

Além dos aprovados pelo PISM, 18 alunos conquistaram vagas em diferentes cursos através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na primeira chamada. A aluna do Ensino Médio, Maria Eduarda Guimarães, foi a primeira classificada no curso de Direito, na cota que concorreu. Com uma rotina de estudos intensa, ela conta que o segredo do sucesso é dedicação e equilíbrio. “Ter foco é primordial, mas, acima de tudo, temos que cuidar da saúde mental. Eu estou muito feliz com o resultado. Passar no vestibular não é uma conquista apenas minha, mas também da minha família e do Colégio que foram fundamentais para essa conquista”.

Victor Hugo Mota Aguiar foi um dos alunos da Educação Jovens e Adultos(EJA) do João XXIII aprovados no ENEM. Ele destaca que, apesar de não ter tido muito tempo para se dedicar aos estudos, sempre que podia revisava os conteúdos. O aluno também afirma que a atenção dos professores, especificamente nas aulas de redação, fez a diferença. Para a nova fase, Victor tem as melhores expectativas “Eu queria muito cursar direito. Espero que realmente seja um curso bom, com um ensino de qualidade, e que eu tenha um bom preparo para me tornar um ótimo profissional”.

A Diretora Geral, Profa. Eliete Verbena, manifesta sua satisfação com as conquistas dos alunos do Ensino Regular e da EJA e destaca que este resultado é fruto de trabalho responsável e qualificado dos professores e Técnicos Administrativos em Educação da escola, somado ao compromisso dos alunos e dos familiares que os acompanham em sua trajetória escolar.

Segundo Sílvio de Castro, coordenador do Ensino Médio, “Foi um número expressivo de alunos aprovados. A oferta de projetos, ágoras e laboratórios pelo CAp João XXIII são um diferencial e enriquecem a formação dos alunos, favorecendo a aprovação na UFJF e em outras instituições federais ou particulares. Isso mostra que o colégio está no caminho certo”

Frederico Crochet, coordenador da EJA, explica que é gratificante ver os resultados das aprovações, mas que a maior satisfação é observar todos alunos aplicando o que aprenderam de forma prática. “Ficamos felizes em saber que os alunos foram aprovados em Universidades públicas e Faculdades particulares. Mas, acima de tudo, ficamos realizados em saber que o que eles aprenderam servirá para qualquer plano deles de vida, algo positivo. Queremos que eles cresçam dentro daquilo que eles escolheram. Se eles querem sair do colégio e entrar no mercado de trabalho e a formação que tiveram aqui ajudou nisso, nos dá tanto orgulho quanto os que entraram na universidade. A EJA não é apenas um degrau para universidade. É muito tempo de estudo para ser só um degrau. A educação gera vida. Se eles pegarem toda essa vivencia e usarem seja na graduação ,no mercado de trabalho ou na construção familiar, está ótimo. Isso é vida e tudo isso nos orgulha”.

As matrículas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), na chamada regular, devem ser realizadas segundo horários e locais de atendimento definidos pela instituição de ensino, em edital próprio. Os candidatos que estão nas listas de espera começarão a ser convocados pelas instituições a partir do dia 7 de fevereiro.

Os editais de reclassificação do PISM para o primeiro e segundo semestres, serão divulgados a partir do dia 13 de fevereiro.