A Medalha JK consolidou-se, ao longo dos anos, como um reconhecimento aos servidores que em suas trajetórias profissionais contribuíram para o desenvolvimento da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em sua 15ª edição, foram premiadas personalidades indicadas pelas 19 unidades acadêmicas e administração superior. O secretário do João XXIII, Antônio Geraldo de Paula Freitas, recebeu a condecoração no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

A premiação leva o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek, responsável pelo ato que concedeu o status de Universidade à antiga Faculdade de Direito, em 1923. Com a presença do reitor Marcus David, a solenidade de entrega das medalhas e certificados aos servidores foi acompanhada de uma breve retrospectiva da carreira dos homenageados, apresentada pelo diretor de imagem institucional da UFJF, prof. Márcio Guerra. A medalha do TAE Antonio Freitas foi entregue pela diretora geral do João XXIII, Eliete Verbena.

Antônio graduou- se em administração pela UFJF em 2011 e cursou especialização em gestão de pessoas pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante em 2016. Sua carreira teve inicio em 1996 como secretário nos cursos de Licenciatura Plena no Instituto Federal do Amazonas. Em 1998 transferiu-se para Conselheiro Pena-MG e desde 2002 vem se dedicando ao Colégio de Aplicação João XXIII.

Em seu discurso, o reitor Marcus David disse que a UFJF demonstra capacidade, competência e sucesso em sua história “nos currículos e biografias que apresenta”. Ele encerrou parabenizando os homenageados e disse que a concessão da maior honraria oferecida pela Universidade atualmente, é motivo de orgulho para o Conselho Superior e manifestou gratidão pelo trabalho realizado por todos.

Dona Dulcineia de Paula Freitas, mãe de Antônio, diz que ver o filho receber a honraria “é uma coisa incrível” e destacou o quanto ele é prestativo e amado pela família. O filho Gabriel explica que o orgulho que sentiu ao saber da homenagem é gratificante: “Eu sempre acreditei no potencial e competência de meu pai”. Para Antônio, a escolha de seu nome “é motivo de muita felicidade e honra” pelo reconhecimento que recebe dos colegas.

_MG_4848 _MG_4856  _MG_4929 _MG_4941  _MG_4926