Promover reflexão sobre as ações de formação continuada de professores, a partir da vivência escolar e de reflexões teóricas rigorosas  é um dos objetivos do livro  “ Formação de professores: políticas e processos”.

A obra foi  coordenada  pelas  professoras aposentadas do Colégio de Aplicação João XXIII, Daniela Motta e Sylvia Rabello, e contou com a participação de docentes que contribuíram com suas reflexões sobre temáticas relativas à educação básica.

Para as organizadoras, o envolvimento sistemático do grupo de professores em diferentes projetos, políticas  e em atividades de pós-graduação foi fundamental para a singularidade da publicação. “Não são receitas prontas e propostas que esgotam em si mesmas. São, realmente, contribuições para pensarmos as políticas e processos formativos”, destaca Sylvia.

Daniela ressalta que o livro visa contribuir com os debates sobre políticas e processos de formação de professores. “Acreditamos que esta seja uma das principais tarefas do CAp. João XXIII que se consolida como uma escola de educação básica dotada de um perfil compatível com o tripé ensino, pesquisa e extensão que caracteriza a universidade”.

O evento Café com Autores  foi aberto ao público e  ocorreu na segunda(17/12), no CAp. João XXIIII. Cada presente ganhou um exemplar e teve a oportunidade de  conversar com as organizadoras e autores da obra. A programação também contou com a participação da  ex- aluna do João XXIII, Maria Eduarda Masiero, que recitou  uma poesia  critica sobre capitalismo, imperialismo e educação, de João Paiva.

O doutor em educação, André Silva,  afirma que o livro é uma referência para ampliar a compreensão de um tema complexo que mobiliza interesses diversos e antagônicos desde os anos 1990.  Destaca que a obra é um importante subsídio para a compreensão da docência na atualidade porque aborda o tema sob vários ângulos. “O livro , produzido por professores da educação básica, reafirma a importância da valorização dos Colégios de Aplicação das universidades públicas como unidades acadêmicas, porque seus docentes estão comprometidos coma formação humana, com a produção e divulgação do conhecimento e a socialização daquilo que sistematizam por meio de práticas específicas”, explica.

A  diretora de ensino do João XXIIII, Margareth Pereira,  certifica que o livro traz um trabalho dos professores do colégio , mas vai além disso. “Os autores não se limitam à escola. A obra traz reflexões sobre a formação de professoras/es e representa o trabalho das/os docentes do colégio e no colégio, abordando políticas educacionais para além dos muros da escola” conclui.

Os docentes que estiveram envolvidos na publicação do livro foram Andreia Feital, Begma Barbosa, Camila Pinho, Carmen Rita de Lima, Daniela Motta, Eloi César, Fabiana Vieira, Fernanda Bassoli, Fernando Lamas, Jeniffer Faria, José Guilherme Lopes, Lauriana Guttierrez, Leonardo  da Silva, Luciene Guedes, Margareth Pereira, Miriam Machado, Rosângela Ferreira, Sérgio Medeiros, Sylvia Rabello e Vânia Fernandes e Silva.

IMG_9562 IMG_9547 IMG_9503 IMG_9496 IMG_9493 IMG_9490