Na segunda-feira(17/12), as professoras aposentadas de educação básica do Colégio de Aplicação João XXIII, Daniela Oliveira e Sylvia Rabello, lançam o livro “Formação de Professores: políticas e processos”.

O evento Café com Autores é aberto ao público e voltado especialmente para docentes, TAEs e ex-alunos do curso de Especialização. A programação acontece das 18h às 20h, no CAp. João XXIII.

Na noite de lançamento, todos os presentes receberão um exemplar gratuitamente, já que o livro foi financiado.

De acordo com Sylvia, o objetivo do livro é contribuir para formação de docentes a partir de reflexões teóricas e práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do CAp. João XXIII no âmbito de pesquisas na área de educação e do ensino. “A obra não traz receitas prontas porque nós não acreditamos nisso. O trabalho traz possibilidades de novos olhares para a prática pedagógica no contexto da formação de professores”, destaca.

A ideia de organizar o livro surgiu da constatação de que os professores do João XXIII dispunham de um conjunto de pesquisas e de ações desenvolvidas em cursos de formação de professores que poderiam ser estendidas a outros professores de outras redes de ensino, uma tarefa essencial dos colégios de aplicação.

Para Daniela, a obra visa contribuir para um (re)pensar das ações de formação continuada de professores, a partir da experiência no Colégio de Aplicação e da rigorosa reflexão teórica de cada um dos autores. “O livro tem por base o pensamento que a formação de professores é tarefa fundante do Colégio de Aplicação, um compromisso que diferencia a instituição das escolas de educação básica regulares e que articula o colégio na Universidade”, explica.

O envolvimento sistemático dos professores em diferentes projetos e políticas – de pesquisa, de ensino formal e não formal, de extensão – e em atividades de pós-graduação foi fundamental para organizarmos esse livro e apresentá-lo à comunidade, como uma contribuição do João XXIII para pensarmos as políticas e os processos formativos de professores, avalia Daniela. “Neste momento de incertezas, de desvalorização da escola e do trabalho docente, de controle das práticas pedagógicas e perda de autonomia didático -cientifica, nosso livro reafirma o papel da educação, da formação de professores, defendendo firmemente a sua autonomia intelectual e moral”, conclui.

Convite