Conscientizar sobre o lixo e promover sustentabilidade na escola foi a proposta do trabalho apresentado pelo Colégio de Aplicação João XXIII no UFJF Sustentável.

O trabalho  interdisciplinar “Parcerias colaborativas para construção de uma escola sustentável: o papel do protagonismo juvenil”  foi coordenado pela sub-chefe do Departamento de Ciências Naturais, Fernanda Bassoli,  e pela chefe do Departamento de Matemática, Márcia Mendonça. O trabalho  contou também com a participação dos alunos dos oitavos anos Alan Lopes , Ana Paula Assis, Clara Nazareth, Eloisa Oliveira, Gustavo Chaves, João Victor Vieira Manoel de Jesus e Maria Fernanda Santanna.

Durante o evento, o grupo do João XXIII explicou todo o desenvolvimento do trabalho. Dentre os desafios apontados estavam o grande volume de resíduos recicláveis, acondicionamento inadequado de resíduos sólidos, destinação inadequada de resíduos orgânicos, sujeira excessiva nos espaços da escola e falta de respeito com os funcionários da limpeza.

Propostas de intervenção como redução do consumo, reutilização de recursos, reciclagem de materiais, deposição em contentor fornecido pela UFJF, separação nas lixeiras seletivas distribuídas pela UFJF e a realização de compostagem foram apresentadas. A campanha educativa realizada no colégio também ganhou destaque, além de atentar para a natureza, a ação social estimulou a valorização dos profissionais da limpeza.

A professora Márcia Mendonça comenta que não tinha ideia da dimensão que o projeto iria tomar. Afirma que o envolvimento e motivação dos alunos foram essenciais para os resultados obtidos. E explica que o uso da estatística é fundamental para a construção da cidadania brasileira “Ensinei estatística não utilizando dados distantes da realidade dos meus alunos. Pelo contrário utilizei esse conceito matemático para entender uma realidade que nem eu mesma conhecia, mas que proporcionou o embasamento para propormos intervenções. A partir de então, problemas de amostragem, tipos de variáveis, média, moda, por exemplo, fizeram mais sentido para os alunos, pois tinham que relacionar a metodologia que iriam utilizar com o tipo de dados do seu grupo de pesquisa. A partir desse conhecimento estamos até hoje contribuindo para construção da cidadania na nossa escola e comunidade”, comenta.

Mendonça também destaca que é importante os alunos perceberem que enquanto cidadãos de deveres também têm o direito de participar do estabelecimento do Fórum de Sustentabilidade  da UFJF. “A apresentação foi importantíssima, pois o CA Joao XXIII passou também a se integrar a um grupo que tem se interessado em resolver os problemas da Universidade como um todo. Somos parte do problema e temos também o  dever de participar para colaborar com soluções sustentáveis”, ressalta.

Para Fernanda Bassoli, participar do UFJF Sustentável é uma experiência única, na qual os alunos ficam motivados e conscientes de sua responsabilidade social.  A professora de Ciências Naturais destaca que atividades como essa são importantes para que os alunos tenham contato  com o ambiente acadêmico e com outras pesquisas desenvolvidas no país. “Quando a gente adquire conhecimento  e toma consciência dos problemas, adquire também a  responsabilidade de transformar. Os alunos entenderam os desafios do colégio e propuseram pequenas mudanças que fazem toda a diferença”, ressalta.

A aluna Clara Nazareth afirma que o projeto conscientizou sobre a importância de ações sustentáveis e influenciou até a rotina familiar. “Eu não sabia como era feito o armazenamento e descarte do lixo, por exemplo. Depois do trabalho, eu e minha família fazemos nosso melhor para cuidar do mundo”, explica.

O evento, organizado pela Coordenação de Sustentabilidade da UFJF, tem por objetivo conhecer e integrar as ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Universidade, consolidando um Fórum de Sustentabilidade. O UFJF Sustentável  foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Anfiteatro das Pró-reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e reuniu alunos, professores e TAEs.