A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, porém é um dos biomas brasileiros mais devastados. Os ciclos econômicos da história do Brasil contribuíram para a redução do ecossistema em 8% da sua totalidade, um dado alarmante que estimulou o retorno do projeto Produção de Mudas Nativas (Promata), criado  na UFJF.

O trabalho visa conscientizar a comunidade sobre as questões ambientais e procura estimular ações preventivas de reflorestamento através da produção e doação de mudas nativas da floresta atlântica. Os alunos do CAp. João XXIII acompanham o processo do início ao fim. Eles preparam as sementes, plantam, repicam as mudas e cuidam das plantas até o momento da doação. O conhecimento de botânica adquirido em sala de aula é utilizado em cada etapa do processo.

A iniciativa partiu do professor de biologia do João XXIII, Pedro Henrique Nobre, e dos professores dos departamentos de Botânica e Genética da UFJF. Contou com a colaboração do bolsista de graduação em Ciências Biológicas, Felipe Ferreira dos Santos, e dos  alunos do terceiro ano do Ensino Médio, Gustavo Brazil, Mateus Mendonça, Gabriel  Lima,Thomas Cardoso, Gabriel Campos, Jonas de Paula Souza Netto e Vitor Ribeiro.

Segundo Pedro, os desafios ambientais mundiais não se limitam apenas ao clima, mas também envolvem o bem-estar da sociedade.  O plantio de mudas se torna essencial para recomposição da natureza, além de estimular a educação ambiental. “O ser humano depende do meio ambiente para viver. Quando o aluno planta uma muda, ele vê a importância daquela ação e não vai degradar. No futuro, ele vai refletir antes de participar de um empreendimento que possa degradar um ambiente florestal. Temos que ter consciência que a biodiversidade tem uma valor maior do que o agronegócio.  Uma floresta plantada(nativa) vale mais do que uma plantação de soja, por exemplo”, explica.

Para o ano de 2019, o projeto prevê uma adesão maior de alunos, envolvendo inclusive o Ensino Fundamental I através do plantio de mudas. O Promata também tem o objetivo de estimular outras escolas a receber mudas.

A doação de mudas é totalmente gratuita e ilimitada. No momento estão disponíveis para doação, mudas de paineira rosa. A entrega será realizada no próprio colégio através do contato com o professor Pedro, nos dias 11 e 12 de dezembro, das 14h às 17h. Todos interessados receberão as instruções de cuidado. O recomendável é que as mudas sejam plantadas em lugares com espaço para que possam se desenvolver.

IMG_8392IMG_8391  IMG_8348 IMG_8350 IMG_8362