Os segundos anos do Ensino Médio passaram o dia no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis(RJ).  Eles percorreram diferentes trilhas, nadaram em reservas naturais e estudaram as características do lugar.

A trilha Cartão Postal foi um dos destaques. O percurso proporcionou aos alunos verem a cadeia de montanha da Serra dos Órgãos e o famoso Dedo de Deus – marco do montanhismo no cenário nacional e internacional.

Os estudantes também se aventuraram na águas do  Poço Ceci e Peri, do Poço Dois Irmãos e nas área da piscina de águas naturais. A excursão foi concluída com um piquenique recreativo.

De acordo com o psicólogo do João XXIII, José Francisco Fernandes Junior, o passeio foi uma grande oportunidade para sair da correria e das cobranças cotidianas. Os alunos tiveram a chance de se divertir e perceber detalhes da natureza como formas, sons e belas imagens. “Passar um dia numa Unidade de Conservação Nacional  foi muito produtivo e  fechou com chave de ouro a atividade do  Projeto Coletivo de Trabalho. Atingimos nosso objetivo de proporcionar experiências estéticas do cotidiano aos estudantes, colhendo o que há de melhor nas relações humanas e através do espaço no qual vivemos”, relataram os professores e técnicos envolvidos no projeto.

Antes da viagem, eles  organizaram um seminário para orientar e preparar os estudantes para viagem. A palestra falou sobre aspectos históricos, características da biodiversidade e  a importância da Mata Atlântica e das unidades de conservação. Os estudantes  foram estimulados a pensar na experiência humana em ambientes naturais e o contraste que áreas verdes  têm em relação ao meio urbano – diferença que pode ser observada através de expressões artísticas,  literárias e filosóficas.

O TAE Júnior destaca os benefícios  da relação homem-natureza para saúde física e mental. Ele explica que, segundo estudos, o contato com o meio ambiente proporciona a redução do cortisol, estresse, ansiedade e melhora os níveis da pressão cardíaca, de humor e de funcionamento cognitivos, estimulando sensações de paz e felicidade.

Participaram da organização do seminário o coordenador Silvio Castro, a professora de português Raquel Pinheiro, o professor de biologia Pedro Nobre, o professor de filosofia Miguel Ângelo, o professor de história Marcelo Romero, o professor de geografia Bruno Muniz e o psicólogo José Francisco Fernandes Junior.

A equipe também pôde contar com a participação colaborativa da professora de educação física, Cátia Duarte, e do professora de física, Edson. Os bolsistas, Cristian e Luana, contribuiram muito com a viagem também.

“Sem dúvidas, uma experiência rica de significados, parceria, colaboração, respeito à natureza e ao semelhante foram destaques, os alunos foram exemplares e tenho certeza que voltaram das montanhas da serra fluminense renovados”, completa a professora Raquel Pinheiro.