Com o propósito de melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental dos alunos no ambiente escolar, o CAp João XXIII realizou a terceira edição da Ágora “Contatos Com a Natureza”.
Segundo o psicólogo do Núcleo de Apoio Escolar, José Francisco Fernandes Júnior, a oficina surgiu da necessidade de aliviar o estresse que alunos do Ensino Médio passam por meio de vivências em áreas verdes e em ambientes naturais. “Nos últimos anos escolares, os estudantes vivem o dilema da escolha profissional e sofrem a pressão pré-vestibular. O contato com a natureza pode trazer sewnsações de paz e felicidade e auxiliar na redução do stress e da ansiedade, na melhora do humor e num melhor desempenho cognitivo”, explica.
 A disciplina de curta duração apresentou pesquisas cientificas sobre a relação positiva da natureza com a saúde física e mental e contou com relatos pessoais dos organizadores do evento. O professor de educação física, Luiz Bastos, foi convidado para falar sobre os benefícios da corrida feita em trilha, mais conhecida por trail run.
 Nos últimos dias, os alunos percorreram a Trilha da Aroeira (6km) e a do Tostão que conduz ao Morro do Imperador (4km). De acordo com professora de português, Raquel Pinheiro, as caminhadas auxiliam na cura de doenças e também trabalham a solidariedade. “As trilhas exigem muita técnica, esforço e companheirismo.  Atividades na natureza são essências para aliviar as cobranças internas e sociais. Se não houver essa válvula de escape, o estudo pode nem render”, afirma.
 As trilhas produzem efeitos tão positivos sobre os alunos, que não se vê o uso de celular durante os percursos e ao final das atividades os estudantes relatam uma ausência de preocupações e de pensamentos negativos. Segundo Júnior, “a ecopsicologia é uma corrente da psicologia que explora nossos vínculos com a natureza. Ela destaca que o ser humano evoluiu da natureza mas diante da urbanização e da sociedade industrial tem havido uma dissociação entre homem e natureza, separação essa que está na raiz de muitos problemas psicológicos e também da relação predatória que o homem tem com relação à natureza. Para esse ramo da ciência, é necessário resgatar a relação mútua de cuidado do homem com a natureza”.