Compartilhar aprendizagem entre duas escolas situadas em contextos diferentes foi o propósito do Intercâmbio Literário “O que dizem as crianças”.
 Dando inicio às atividades, os alunos dos primeiros anos do João XXIII visitaram à E.M Nagib Felix Cury , localizada na zona rural próximo à Juiz de Fora. Eles escutaram a fábula “Serelepe e o Mistério do Leite”, conferiram a produção de laticínios e brincaram de bolhas de sabão gigantes.
 A ideia de promover um intercâmbio literário veio das professoras do João XXIII, Alesandra Alves e Miriam Raquel Piazzi, em conjunto com a professora da rede municipal, Denise Rangel. Elas foram ao Congresso Nacional da Educação (CONEDU)e ouviram um relato de um intercâmbio de cartas e vídeos entre uma escola do Sul e uma escola da Amazônia.
 A partir de então, o projeto de extensão interdisciplinar desenvolvido nas quatro turmas de primeiro envolve todos os professores desse ano, promovendo a troca de correspondências entre os alunos, incentivando a realização de oficinas lúdicas e contação de histórias. A meta é proporcionar encontros presenciais e trocas de fotografias e vídeos entre as escolas até o ano de 2019.
Segundo Denise, o propósito da história contada é aproximar as crianças do João XXIII do contexto mais rural em que estão inseridas as crianças de Penido. “Queremos que os alunos troquem experiências através das suas realidades. Esse intercâmbio promove o crescimento pedagógico e também o social, explica”.
 De acordo com Miriam, o objetivo principal do intercâmbio é articular leituras entre os alunos da escola rural e Joao xxiii, promovendo uma alfabetização com práticas reais de letramento. “Um dos maiores impactos do projeto será no âmbito social. Tendo como viés condutor a literatura infantil como suporte, iremos obter o êxito na alfabetização e nos diversos conteúdos trabalhados, pois as atividades são feitas de forma interdisciplinar e principalmente de forma lúdica, agregando experiências significativas para as crianças ”, afirma.