A semana de Jogos do João começou animada e com um formato novo: este ano as partidas ocorrem separadas entre as turmas de cada ano e segmento, nas modalidades masculina e feminina.

As primeiras competições  coletivas aconteceram entre as turmas dos sétimos anos. Na segunda-feira, os alunos do Ensino Médio  participaram das disputas de vôlei, handebol, queimada e basquete. O  futsal foi destaque na programação, com seis equipes femininas e noves masculinas. Ao longo da semana, os times dos oitavos e nonos anos  também disputaram entre si. Nesta sexta, as turmas dos sextos anos encerraram as atividades.

Nas modalidades individuais, os alunos competiram tênis de mesa, ginástica artística, lutas marciais, campeonato de escalada e exergames. Laura Fortes, aluna do 6º ano B, ganhou em primeiro lugar na modalidade de ginástica. Laura participou pela primeira vez da interclasse do Colégio e afirma que o fato de já começar recebendo três medalhas de primeiro lugar em salto, solo, e de jogo geral, torna o campeonato e a experiência motivadora e emocionante.

No campeonato de escalada, quem chegasse ao topa do paredão de 5 metros de altura em menos tempo e tocasse o sino primeiro, era vencedor. O aluno Willian Siano, do 2º ano do Ensino Médio competiu pela primeira vez na modalidade e foi o vencedor do Ensino Médio, atingindo o topo em 8 minutos e 30 milésimos. Ele conta que, inicialmente, não tinha intenção de participar, mas decidiu chamar dois amigos para competir a modalidade pelo Ensino Médio. “Além de ganhar a medalha, eu ajudei a turma a conseguir acumular pontuação para, quem sabe, ganharmos a interclasse”, ele ressalta. Nos sextos anos, a turma do 6ºA garantiu a primeira colocação com a primeira participação dos alunos Cauã Riquelmi, que chegou ao topo em 11 segundos e Lorena Dornelas, em 28 segundos.

Para o professor Fabrício Teixeira, as partidas despertam o interesse dos alunos e ajudam a avaliar o desenvolvimento da aprendizagem deles. “Através dos jogos, podemos perceber o quanto eles aprenderam ou não nas aulas regulares de educação física, servindo até para repensarmos a proposta curricular do departamento”, destaca.

De acordo com o professor de Educação Física e coordenador da competição de tênis de mesa, Romário Geraldo, o Departamento de Educação Física visa sempre verificar quais são as demandas dos alunos. “Esse ano implantamos o judô e  jiu-jitsu, que há dois anos que não tínhamos. O tênis de mesa, apesar de não ser uma prática corporal, desperta o interesse dos alunos. Nossa intenção é trabalhar o conteúdo pedagógico de forma divertida. O objetivo principal é que todos os alunos participem, pois os jogos são um momento de confraternização”, comenta.

A professora Cátia Duarte explica que os Jogos do João integram e promovem  a comunicação da comunidade escolar. “Muito mais do que competir, os alunos aprendem a se posicionarem criticamente frente às competições esportivas. Um exemplo disso, são as turmas dos sextos anos. Quando eles notam algo de errado na arbitragem, são orientados a escreverem declarações formais para encaminhar  ao Comitê de Ética  Departamento de Educação Física”, afirma.

A premiação acontece na próxima semana. O Departamento de Educação Física organizará um evento para entregar as medalhas ao vencedores por modalidade, gênero e ano escolar e divulgar oficialmente as colocações para todos os jogos.