A professora Raquel Pinheiro, especialista em Moda, Cultura e Arte, ministra essa semana no João XXIII, uma disciplina especial de curta duração sobre Moda e Sustentabilidade. O objetivo  é trabalhar  questões relativas ao universo da moda, desmistificando os conceitos que relacionam  moda ao luxo e à alta costura, apresentando experiências conduzidas por profissionais que trabalham projetos que dialogam com o uso sustentável de materiais na composição de peças de vestuários e adereços.

 Nesta terça (28/08), aconteceu uma roda de conversa com a jornalista e designer de moda, Isabela de Magalhães, idealizadora do projeto “Moda sem sacola”, uma revista online sobre Slow Fashion, movimento que propõe uma alternativa sustentável à produção em massa. Isabela tratou de questões importantes para garantir o consumo consciente e deu exemplos de como promover uma moda mais sustentável, por meio do tingimento natural de roupas e produções artesanais, além de contar sua experiência na produção da revista.

 Na quarta (29/08), atividades em sala de aula trabalharão os conceitos de moda e a professora Camila Rabello irá compartilhar a experiência do projeto de brechó, realizado durante a festa julina da escola.

 Na quinta-feira (30/08) está programado uma visita dos alunos ao espaço Rata De Brechó, onde acontecerá um workshop com Aline Cordeiro Azevedo sobre vivência da moda consciente.

 Na sexta-feira (31/08), os alunos trabalham em sala de aula, uma construção prática de “moodboard flash” e looks para ensaio de fotos na escola e arredores. Moodboard flash são painéis de inspiração para construção de looks de uma coleção ou um editorial de moda, geralmente feitos em cartolina com recortes de fotografias, tendências de cores, tecidos, aviamentos e temáticas. A partir do moodboard é que se idealiza as fotos do editorial.

 A Ágora é uma modalidade de disciplinas de curta duração (carga horária de 10 horas) oferecidas trimestralmente no período da tarde, exclusivamente para alunos do Ensino Médio, sobre os mais variados temas. Disponíveis desde 2015, o objetivo das Ágoras é desenvolver o aluno e proporcionar um aprendizado diferenciado sobre temas que vão além dos tradicionais vistos em sala de aula.

 As aulas são ministradas por professores do João XXIII e por técnicos que dão um auxílio para a complementação do desenvolvimento dos temas. Ao longo do ano são oferecidas 20 Ágoras e cada aluno deve optar pelas três que mais se identificar, para cursá-las.