O departamento de Ciências Humanas do C.A João XXIII organiza entre os dias 15 a 17 de agosto a Semana de Ciências Humanas. Com o tema “cidades [in]visíveis”, o objetivo é abordar diversos aspectos que são visíveis e invisíveis aos olhos e à percepção dos habitantes,como as questões urbanas, sociais, setoriais e as minorias que passam despercebidas pela sociedade.

Dentre as atividades, estão programadas palestras para discutir planejamento urbano e preservação do patrimônio histórico de Juiz de Fora. Além disso, os alunos do Ensino Fundamental ao Médio vão apresentar trabalhos e atividades sobre locais da cidade, a partir de fotografias e desenhos. A semana também contará com exposições que trabalham a memória, vinculada ao estudo de populações, e projeções de como os alunos gostariam que fossem os locais onde vivem.

Segundo o coordenador do departamento, Juanito Vieira, a intenção de trabalhar esse tema na Semana de Ciências Humanas é entender como o estudante enxerga a cidade em que vive e pontos de melhorias para ela. “É nosso papel colocar nossos alunos para refletir sobre os problemas e questões de ocupação do espaço urbano e histórico. Para podermos criar, formar e fortalecer uma perspectiva crítica sobre a cidade, precisamos promover nos alunos o ‘pensar’ sobre onde vivem”.

Confira aqui a programação na íntegra com todas as atividades, palestras e exposições.

IMG-20180803-WA0050