O Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passa a contar, a partir desta quarta-feira, 1º, com uma plataforma de elevação que garantirá acessibilidade às pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção. O equipamento foi instalado no corredor do primeiro andar do Colégio e dá acesso ao segundo pavimento de salas de aula.

De acordo com o engenheiro mecânico da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da UFJF, Rodrigo Francisco, o elevador é uma plataforma vertical hidráulica, que pode suportar até 250 quilos. O investimento para aquisição e instalação do equipamento foi de R$ 75 mil reais.

Para a Diretora do Colégio de Aplicação João XXIII, Eliete Verbena, a instalação da plataforma representa o compromisso político da UFJF e do João XXIII com a acessibilidade e a inclusão na Instituição. “A plataforma assegura o respeito às pessoas com mobilidade reduzida, ao permitir que acessem os diferentes espaços da escola com autonomia. Representa a efetivação do direito à acessibilidade, que se concretiza com o oferecimento de condição especial a quem dela necessita. É importante destacar que o uso da plataforma é exclusivo para pessoas com mobilidade reduzida”, afirma.

A Pró-reitora Adjunta de Infraestrutura e Gestão da UFJF, Janezete Marques, ressalta que esta é uma importante demanda de toda a comunidade escolar do Colégio e que o processo exigiu um esforço significativo, por parte da atual Administração Superior. “Em 2012, foram adquiridos três elevadores; dois para o Instituto de Ciências Exatas e um para o João XXIII. Eles chegaram a ser entregues, porém os destinados ao ICE precisavam passar, desde aquela época, por obras de adaptação estrutural para serem instalados – o que fizemos, assim que assumimos a Reitoria.” Janezete explica, ainda, que, devido a este intervalo de tempo,  foi necessário rediscutir com as empresas responsáveis as instalações dos equipamentos. Neste contexto, devido à demanda do Colégio de Aplicação, foi aberta uma nova licitação, que contemplou o elevador da instituição de ensino.

O João XXIII conta com um Grupo de Trabalho (GT) para a Inclusão e Acessibilidade, constituído em fevereiro de 2016. O objetivo do GT é consolidar propostas que visam assegurar a diminuição de barreiras à participação e acessibilidade de alunos e de toda a comunidade escolar. Segundo a professora da Inclusão, Letícia Cristina Pereira, “a instalação da plataforma representa um grande avanço no que se refere à diminuição de algumas dessas barreiras, uma vez que será garantido a todos o direito de ir e vir, bem como o de participar de outros espaços do Colégio”.