Nesta sexta-feira (13/07), alunos das turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Colégio João XXIII receberam o diploma de conclusão de curso no Museu Murilo Mendes. Ao todo, 44 alunos com idade entre 19 e 68 anos concluíram o Ensino Médio.

 A solenidade foi aberta pelo Coro  Acadêmico da UFJF que marcou presença no evento com apresentação de três canções.  Compuseram a mesa, a Pró-Reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; as diretoras do Colégio, Eliete do Carmo e Margareth Conceição; a patronesse Alice Xavier; o paraninfo Diego Roberto e os coordenadores da EJA, Frederico Crochet e Janaína Garcia.

 A diretora geral do Colégio, Eliete do Carmo, destacou a importância da modalidade de ensino para a formação dos alunos: “Orgulhamo-nos de poder ofertar a alguns desses jovens, e outros nem tão jovens, a oportunidade de conclusão do Ensino Médio por meio da EJA. Oferecer essa modalidade de ensino é algo que é muito válido para nós, pois, sendo a educação básica  direito de todos, é preciso garantir, com a qualidade do Colégio João XXIII, o acesso público e gratuito aos estudantes que não fizeram esse processo, na sua idade própria.”

 A Pró-Reitora de Extensão, Lívia Coimbra, conta que se emocionou ao ver a emoção dos alunos recebendo o diploma: “Esse momento me tocou demais. É muito importante para a Universidade Federal de Juiz de Fora, como Universidade pública, gratuita e de qualidade, seu encontro onde se unem a possibilidade de formação profissional e a possibilidade de construção de histórias de vida. A EJA, que o Colégio de Aplicação João XXIII há muito tempo desenvolve com muita competência e qualidade é um espaço de encontro de histórias. Se a vida de vocês se transformou de alguma forma, da UFJF também se transforma cotidianamente pela presença de vocês dentro do João XXIII.” 

  Histórias como as de Antônia de Oliveira, de 68 anos, e de Maria Aparecida Soares, de 55 anos, se destacam. Antônia explica que, após mais de 50 anos fora da sala de aula, voltou a estudar por indicação médica como tratamento ao esquecimento. ” Creio que já melhorei uns 80% nesse tempo do João XXIII, que é uma escola maravilhosa que me ajudou muito”. Maria Aparecida conta que aos 18 anos tentou voltar a estudar, porém o trabalho a impediu; hoje, com incentivo da filha, retornou à sala de aula: “Para mim foi muito bom, se eu puder vou continuar estudando.”

  A cerimônia foi encerrada com a apresentação de um vídeo da turma feito pelos professores de Artes. O vídeo registra a produção da exposição “Filhos de quem?”, feita pelas turmas da EJA.