Nos dias 25 e 26 de maio, representantes do governo francês e entidades ligadas à promoção da língua francesa no Brasil e na França estarão em Juiz de Fora para uma palestra e série de oficinas. A programação é aberta ao público e tem como objetivo promover trocas de  experiências, aprendizados e informações relevantes para a difusão da francofonia.
A Caravana possui uma característica de extensão e envolve todos os níveis de aprendizado do idioma francês,  desde o básico até o avançado. Entre os convidados para a série de oficinas programadas para o evento estão professora Cristina Bustamante(UFMG), professora Andréia M. Azevedo(Aliança Francesa), professor Dirceu Magri(UFV), professor Antônio Codina (UFV), Camila López (UFU)e professora Zeina Abdulmassih Khoury(UFU).
Uma das coordenadores da II Caravana Linguística Cultural, a professora de língua francesa do Colégio de Aplicação João XXIII / UFJF, Venise Vieira Mendes, explica que o evento visa compartilhar práticas de sala de aula, promovendo maior interação com a língua preparando os alunos para a vivência de experiências enriquecedoras.  “As oficinas da parte da tarde foram direcionadas ao público iniciante para abranger o sexto ano do Ensino Fundamental em diante. Para o Ensino Médio, reforçamos a importância da palestra organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que irá abordar a mobilidade acadêmica”, afirma a professora. Ela destaca que a intenção é mostrar aos alunos que o aprendizado do francês é continuo, um processo que começa no Colégio e que pode ser estendido para a universidade.
A programação inclui uma intervenção do Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França (SCAC) que irá realizar uma palestra e atendimentos presenciais com estudantes interessados em ingressar em universidades francesas. A ideia é tirar dúvidas sobre o procedimento de candidatura para o ensino superior francês, além de falar sobre custo de vida na França, oportunidades de bolsa de estudo e outros assuntos.
O evento é promovido pela Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais e coordenado pelo Colégio de Aplicação João XXIII e pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão(Proex), Pró-Reitoria de Graduação(Prograd), Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e Pró-Reitoria de Cultura(Procult).
Para mais informações, acesse o site: http://apfmg.com.br/eventos/congressos/14-eventos.html
Programação:

Sexta-feira (25/05/2018)

8h30 – Petit déjeuner

9h – Abertura Prof. Cristina Bustamante – UFMG (Auditório)

9h15 à 10h 45 – Oficina 1 – Profa. Andréia M. Azevedo – Aliança Francesa /RJ – Un tour aux méthodes et aux orientations de FLE (SALA 1105)

10h45 à 11h – Pause café (Em frente ao auditório)

11h à 12h30 – Oficina 2 – Dirceu Magri – UFV – Gallophilie et bovarysme dans la culture brésilienne (SALA 1105)

14h à 16h – Palestra: Mobilidade Acadêmica – Philippe et Renan (Campus France) e Clarisse (DRI) (Auditório)

 16h à16h15- Pause-café (Em frente ao auditório)

16h15 à17h45 – Oficina 3 – Prof. Antônio Codina -UFV – Phonétique du français: quelques concepts de base (SALA 1111)

17h45h- Pause-café com apresentação musical– (Em frente ao auditório)

 

Sábado ( 26/05/2018)

8h30 – Petit déjeuner

9h à 10h30 – Oficina 4 – Camila López -UFU- Un atelier d’écriture créative en FLE (SALA 1413)

10h30 à 11h00- Pause-café – (CORAL GAVROCHE) (Em frente ao Auditório)

11h à 12h30- Oficina 5 –   Zeina Abdulmassih Khoury -UFU– Le Français tel qu’on parle (SALA 1413)

 12h30 – Encerramento