A eleição do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação João XXIII acontece nesta quinta-feira(17/05) e será coordenada pelos próprios alunos que fazem parte da Comissão Eleitoral, que é constituída pelos integrantes da chapa eleita no ano de 2017.

Neste ano, as duas chapas que participam do processo eleitoral, Direito dos Estudantes(DDE) e Movimento dos Estudantes para Estudantes(M.A.P.A), divulgaram suas propostas para os alunos Ensino Fundamental, do Ensino Média e EJA através de uma série de debates realizada entre os dias 08 a 11 de maio.

Nas discussões, foram apresentadas propostas culturais, de interação com outras escolas por meio de competições esportivas, projetos que aumentem a interação entre aluno e professor e iniciativas ligadas à economia que expressem a voz da maioria dos alunos.

Laura Messias, do 3º C, presidente da chapa M.A.P.A, afirma que o Grêmio é uma forma de autonomia em que os alunos podem se manifestar para conquistar o que eles gostariam que estivesse presente em seu cotidiano escolar. A estudante ainda ressalta que, apesar das duas chapas apresentarem diferentes ideias, todas apresentam o mesmo objetivo que é representar os alunos, promovendo também experiências que não se limitam à sala de aula.

Para Ana Clara Saar, do 2 ºB, presidente da chapa DDE, a eleição estimula o pensamento crítico e prepara os alunos para decidir o destino de nosso país. “O objetivo do grêmio é conquistar uma educação pública de qualidade para todos. Queremos promover rodas de conversas a fim de levar a opinião dos estudantes tanto para congressos nacionais como para assembleias realizadas com outros grêmios de escolas de Juiz de Fora”, destaca.