Trinta e oito estudantes do ensino médio e dois professores da escola dinamarquesa Mariagerfjord Gymnasium foram recepcionados nesta segunda-feira (19) pelo Colégio João XXII / UFJF. O projeto de intercâmbio firmado entre o colégio de aplicação da universidade federal de juiz de fora e a escola da Dinamarca tem o objetivo de ampliar a aprendizagem e a vivênvia entre culturas distintas.

Nas próximas semanas os intercambistas participarão de aulas, conhecerão a rotina da escola e um pouco mais sobre a cultura brasileira. Além disso, terão a oportunidade de conviver com as famílias brasileiras que irão hospedá-los durante o período de permanência no Brasil.

As atividades foram organizadas por uma comissão que inclui técnicos e professores do colégio. Segundo o professor Marco Aurélio Mendes, um dos coordenadores, esse é um trabalho multidisciplinar: “A princípio acredita-se que o intercâmbio favoreça primordialmente o aperfeiçoamento de uma nova língua, mas na verdade a grande contribuição que nossos alunos têm nesse processo é a possibilidade de ampliação de visões de mundo. Todos os envolvidos se enriquecem com a fabulosa troca cultural e educacional pela qual passam. De tal forma, não só professores de língua estrangeira ou geografia participam das atividades, mas toda a comunidade acadêmica se engaja. É um trabalho gratificante, cada um ficou responsável por organizar uma parte da programação, incluindo a escolha das famílias anfitriãs, seleção de atividades e propostas de seminários e oficinas”.

 João XXIII de portas abertas

Na manhã de terça (20),  os dinamarqueses foram recebidos pelo colégio para um café da manhã tipicamente brasileiro: pão de queijo, biscoito de polvilho, queijo com goiabada, café e suco.

Para o professor Christian Moller Larsen, esse contato com a cultura brasileira é fundamental para seus alunos: “Conhecer a cultura brasileira, conhecer as pessoas do Brasil e poder vivenciar isso também dentro das famílias que estão recepcionando os alunos, é enriquecedor para a formação educacional”.

Para a aluna Maria Eduarda (3°B), poder receber um intercambista em casa é uma experiência marcante: “Minha mãe e meu irmão não falam inglês. Achei legal a minha intercambista (Astrid, Pedersen) ter estudado sobre o Brasil e ter aprendido a falar algumas coisas em português. Ela quer, de fato, aprender tudo o que a gente faz aqui no Brasil. Pra mim isso é muito bacana, está sendo uma troca de cultura gigantesca”.

Para o aluno Mateus Teixeira do 2° ano, receber um intercambista em casa implica alguns desafios, mas tem sido divertido: “A comunicação vai sendo construída aos poucos em função da dificuldade com a língua, mas com o tempo vamos adaptando”. Mateus ressalta algumas curiosidades: “Meu intercambista, o Sigurd Hermund, trouxe um sal específico da terra deles para temperar os alimentos. Aqui no Brasil, ele ficou bem curioso para provar a nossa farofa”. Sigurd revela que tem sido incrível ter a oportunidade de conhecer a culinária do Brasil: “Achei bem diferente as frutas aqui. Há uma grande variedade e sem dúvidas o feijão é algo bem diferente para mim”.

 Ainda pela manhã, os intercambistas conheceram as instalações do colégio em uma visita guiada por Marcus Vinícius  e Maria Fernanda. Os dinamarqueses ficaram empolgados com cada espaço, fizeram perguntas e responderam aos questionamentos dos alunos do João XXIII.

 Os brasileiros na Dinamarca

Em março é a vez dos alunos do João XXIII conhecerem a cidade de Hobro, na Dinamarca. Segundo a diretora do colégio, prof. Eliete Verbena, dessa vez mais estudantes serão contemplados: “Neste ano serão 25 estudantes do ensino médio, sendo dez deles com recebimento de bolsa, seleção já feita a partir do edital. Serão 11 dias de permanência na Dinamarca onde também irão se hospedar na casa de alunos dinamarqueses, em famílias chamadas de anfitriãs”.

A diretora ainda ressalta a oportunidade de ampliação do conhecimento: “A riqueza do processo não se restringe aos alunos que viajam à Dinamarca. A escola como um todo coloca-se nesse processo. São oferecidas atividades de várias áreas e de disciplinas diversas aos visitantes e nossos alunos participam dessas atividades na preparação e na execução conjuntamente com os dinamarqueses”.