Pela primeira vez o Colégio de Aplicação João XXIII levou alunos para participarem do tracking na Serra dos Órgãos. Ao todo, foram 92 alunos dos terceiros anos do Ensino Médio que puderam desfrutar da belíssima paisagem que a trilha proporciona.

A iniciativa partiu da professora e vice-coordenador da ensino médio, Cátia Duarte, em função do conteúdo de esportes radicais que faz parte do programa anual da disciplina de Educação Física dos terceiros anos. O passeio também foi trabalhado pelas Ágoras de “Técnicas de relaxamento, concentração e autoconsciência” (coordenada pela Cátia e pelo Júnior, psicólogo do Núcleo de Apoio Escolar – NAE) e de “Contato com a natureza” (coordenada pela professora de português Raquel Pinheiro e pelo Júnior).

Júnior acredita que a escola pode ter a responsabilidade de contribuir para o resgate da relação do homem com a natureza, oportunizando experiências com essa. “Existe um déficit de natureza, o homem veio da natureza e as pessoas tem se afastado cada vez mais desse convívio por causa da vida nas cidades e da relação com as tecnologias. No ensino médio, a gente sabe que é um momento da vida de muito estresse e eles precisam de momentos assim para recarregarem as energias e terem uma melhor qualidade de vida e bem-estar”, afirma o psicólogo.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação, abrangendo os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. Com uma área de 20.030 hectares, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Seu nome foi dado pela semelhança dos picos da serra com os tubos de órgãos de igrejas.

Durante o passeio, o grupo percorreu cerca de 2 km de trilhas, passando pelos principais cartões postais do parque, incluindo atividades nos poços de água cristalina e mirantes, um deles a mais de 1300 metros de altitude com uma vista privilegiada da Baia de Guanabara.

De acordo com a professora Cátia, o objetivo foi trabalhar de forma interdisciplinar com conteúdos que tenham ligação com o meio ambiente: “Nós tivemos a oportunidade de fazer uma atividade física fora dos muros da escola, que tem total proximidade com as atividades de Educação Física, Geografia, Biologia e Química. O parque é muito interessante, tem uma flora exótica e proporcionou para nós e para os alunos testar o próprio corpo e o nosso olhar para a natureza”.

Os professores Fabiana Vieira, Leandro Faber, Bernardo e a coordenadora do Ensino Médio, Nati Borges também participaram da atividade.

Além do caráter multidisciplinar que a atividade proporcionou, Nati enfatizou a troca interpessoal entre os alunos e professores: “Essa atividade permite uma outra relação entre nós e os alunos.  Na sala de aula, no cotidiano, não temos tanto tempo para conversar e ouvir o outro acerca de temas que não necessariamente fazem parte da rotina do colégio. A atividade em campo constrói um novo espaço para a convivência”.

DSC_0003 DSC_0004 DSC_0008 DSC_0009 DSC_0014 DSC_0031 DSC_0040 DSC_0042 DSC_0052 DSC_0053 DSC_0054 DSC_0084 DSC_0094