O debate aconteceu no anfiteatro do Ensino Médio e teve como convidados o professor Anderson Ferrari, Bruna Leonardo e Roney Polato, mediados pelo professor Felipe Bastos.

Anderson falou sobre a percepção das experiências de sexualidade e gênero no João XXIII, contando três histórias de momentos diferentes da sua trajetória no colégio. Segundo o professor, o colégio vem evoluindo nessas questões e percebe uma mudança mais acolhedora, permitindo os jovens se expressarem de uma forma melhor.

Roney Polato deu sequência a conversa e trouxe o tema da religião, mostrando que, em alguns casos, religiões mais intolerantes se tornam barreiras na discussão sobre a questão de gênero.

A militante trans Bruna Leonardo contou, através de suas próprias experiências, as dificuldades do seu momento de transição e emocionou todos que assistiam a palestra.

De acordo com o mediador, Felipe Bastos, discutir essa temática é cada vez mais importante: “Nossa sociedade, nossos espaços de convivência ainda são permeados de preconceito e descriminação. Ter a possibilidade da falar com os jovens, ouvir eles e ter espaço para isso é muito rico, pois traz grandes frutos. Vemos que somos capazes de respeitar e tolerar uns aos outros”. 

Ainda segundo Felipe, a Semana de Ciências Humanas coloca os jovens em contato com o diferente, revelando um mundo plural de culturas e ideias: “A semana permite um espaço de troca e construção. O diálogo está acontecendo essa semana”. 

A Semana de Ciências Humanas se encerra no sábado com batalha de MCs, exibição de documentário e oficina de Stencil.