O grupo de trabalho para inclusão do Colégio de Aplicação João XXIII participou de uma palestra ministrada pela professora regente do Colégio Tiradentes, Fernanda Silveira. A discussão girou em torno do alcance de uma escola inclusiva, que parte do princípio de que todos têm direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. Além disso, foi pautada a acessibilidade nas escolas para além da estrutura física do lugar, mas também da preocupação em informar a sociedade sobre as crianças com algum tipo de deficiência.

A educação para pessoas com deficiência, seja em escolas de educação especial ou em escolas regulares, é direito assegurado pela Constituição. Fernanda destaca que deve haver uma recepção adequada por parte da instituição e dos professores para que essas crianças tenham a melhor adaptação possível ao meio educacional, de forma a alcançar o máximo de desenvolvimento de suas habilidades.

Foram exploradas as possibilidades de adaptação que a escola pode fazer para atender o estudante que necessita de adequação seja do espaço ou do sistema de ensino. Fernanda considera que levando em conta as possibilidades de cada escola, deve haver a organização de maneira ideal para que cada criança tenha condições de se desenvolver. “Deve ser feita a adequação que possibilite ela quebrar as barreiras, tem que analisar caso a caso.”

Para a professora do Ensino Fundamental, Izabelle Lima, que faz parte do GT de inclusão do Colégio, Fernanda trouxe contribuições importantes a respeito das estratégias metodológicas que podem ser desenvolvidas junto aos alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem. “O mais interessante foi perceber que as nossas escolhas metodológicas se aproximam do que nos foi apresentado, apesar de reconhecer que ainda temos longo caminho pela frente. Foi um grande momento de troca de experiências e reflexões acerca das nossas práticas pedagógicas.”

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