Com uma recepção calorosa, alunos do João XXIII  festejaram a chegada dos alunos  do Mariagerfjord Gymnasium na praça cívica da UFJF.  Muitos já se conheciam de outras etapas do intercâmbio mantido entre o Colégio de Aplicação João XXIII e a instituição dinamarquesa. No anfiteatro da reitoria, os intercambistas foram recebidos pela vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, pela diretora geral do Colégio de Aplicação João XXIII, Andréa Vassallo,  pelo diretor de ensino José Luiz Lacerda, pelo professor Marco Aurélio de Souza e pela diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert.

  O professor do Mariagerfjord Gymnasium, Soeren Joergensen, que acompanha a comitiva, conta que a experiência tem sido ótima para os alunos: “Eles parecem muito felizes, é uma experiência muito diferente do que eles vivem na Dinamarca, é uma experiência de aprendizado, os ajuda a se tornar cidadãos”. Soeren ressalta ainda que os alunos brasileiros são muito atenciosos com os dinamarqueses e que isso ajuda muito no intercâmbio.

  No início da semana, os estudantes conversaram com os alunos do João XXIII sobre a cultura do país nórdico, apresentaram algumas  músicas populares, falaram sobre o cotidiano na escola, religião e contaram suas experiências na semana que ficaram no Rio de Janeiro. No final do encontro responderam a perguntas da plateia.

  A programação de atividades dos intercambistas nesta semana inclui visitas a museus, participação em oficinas promovidas pelo João XXIII e uma viagem ao Parque Estadual de Ibitipoca.