Na terça-feira, dia 05 de julho, os alunos do 1º ano Ensino Médio visitaram o Museu da Vida e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A viagem faz parte do Projeto Coletivo de Trabalho “O indivíduo e a sociedade”, que também aborda a temática “Ser Político”.

Durante a parte da manhã os alunos conheceram o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, cuja missão é divulgar o conhecimento científico e aproximá-lo da sociedade. Uma das atividades foi realizada no Parque da Ciência, com visita ao Mundo Microscópico que mostra a vida dos seres invisíveis aos olhos; e à exposição sobre o sistema nervoso, representado através de células gigantes. Outra atividade foi realizada no Castelo Mourisco, onde os alunos     conheceram a história da saúde pública no Brasil durante o século XX. Lá também obtiveram mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos por Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

FioCruz 47 site

Na parte da tarde, os alunos conheceram o Museu do Amanhã, mais tecnológico e interativo.

Fernanda Bassoli, uma das professoras que acompanharam os alunos durante a visita, explicou que é um local de muita reflexão sobre a origem da vida e o futuro. Para estimular essa ideia, o museu é dividido por módulos e conta com documentários e textos.

Fernanda avalia a experiência positivamente “foi uma vivência muito interessante para os alunos. Todos estavam bem envolvidos, mesmo aqueles que às vezes não eram interessados durante a aula.”, destaca a professora.

Outro detalhe especial destacado pela professora durante a viagem foi a observação dos espaços feita pelos alunos. Ela conta que durante o passeio os alunos ficaram atentos às paisagens e relacionaram o que viam com os conteúdos aprendidos em sala de aula, como o relevo através da estrada, a configuração do Rio de Janeiro, a poluição da cidade, as disciplinas que conversavam com cada espaço das exposições. “Foi muito legal. Foi uma vivência que extrapolou os museus, porque eles foram observando o cenário”, destaca a professora. Para Fernanda também foi uma oportunidade de perceber como os conteúdos de diferentes disciplinas podem se aproximar, “as pontes entre as nossas disciplinas ficam mais evidentes”.

A coordenadora do Ensino Médio Maria da Natividade Barbosa (Nati), considera a viagem um complemento ao aprendizado, “É fundamental pra formação do estudante esse contato com a vida lá fora. A escola acaba trabalhando muito a questão teórica e essa vivência, viagens, visita a museus, permite uma vivência mais prática, eles conseguem visualizar os aprendizados deles na prática”, explica. Além disso, permite maior aproximação entre os alunos. “Não só a questão do aprendizado, da disciplina, mas também desse aprendizado de vida, de uma convivência outra. Na sala de aula eles não podem ficar conversando o tempo todo e nesses espaços eles ganham essa oportunidade de trocar mais ideias, de conviver”, destaca a coordenadora.

Na segunda-feira, 11 de julho, os professores do 1º ano do Ensino Médio que acompanharam as turmas durante a viagem realizaram um lanche para trocar as experiências do passeio. Na oportunidade foram apresentadas fotos da viagem e depois os alunos puderam deixar sua opinião sobre as atividades. Ao final, além do lanche, fizeram desenhos para colocar no papel as impressões dessa experiência.