Entre os dias 28/06 e 02/07 (terça a sábado), o C.A. João XXIII realiza a Feira Literária (FLIJ 23), evento organizado pelo Departamento de Letras e Artes do colégio. Nesta edição vem repaginado, como novo nome para abranger a literatura e suas diferentes formas: música, teatro, dança e poesia.

Durante a programação, os alunos poderão conhecer os autores dos livros trabalhados em sala de aula, como Magda Trece que vai contar as histórias de Vó Filó, e Maria Helena Sleutjes, autora de “Theodoro e Marina – cartas para sentir a infância”. A “contação” de histórias fica por conta do grupo juiz-forano Contadores de Histórias. Para reunir música, poesia e literatura, o sarau do João acontece na próxima quinta (30/06), com a participação do grupo Maracatu Estrela da Mata. Já os alunos do Ensino Médio poderão participar de uma edição especial do Eco Performances Poéticas também na quinta. Para os professores, o também professor Nei Teixeira, do Rio de Janeiro, ministra a palestra “Estado, educação e a questão social”, na sexta (01/07).

Para encerrar a Feira Literária, no sábado (02/06) o Teatro Academia apresenta “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare em homenagem aos 400 anos de morte do autor. A peça é itinerante e será apresentada no pátio do colégio. Antes da apresentação, os alunos poderão assistir a uma aula sobre o escritor, com uma professora especialista em literatura inglesa.

Além disso, a FLIJ 23 traz um espaço para estandes de livros. Neste ano serão quatro livrarias e uma editora participando do evento. Exposições também podem ser visitadas ao longo da feira: After Book, de alunos do 1º ano EM e seus livros favoritos; O senhor das moscas, produções do 1º ano EM á partir do livro; trabalhos e caderninhos sobre o tema “o que é um livro, para que serve um livro, diversas formas de livros”; e cordéis dos alunos do 5º ano.

Captura de Tela 2016-06-24 às 14.07.02

Vânia Fernandes e Silva, chefe do Departamento de Letras e Artes considera a FLIJ 23 um momento de encantamento e cita Manoel de Barros. “A gente quer exatamente isso, colocar a palavra na boca dos nossos alunos, dos nossos professores, dos nossos funcionários e que esse encantamento da

Literatura e pela Literatura, possa alimentar a nossa alma, pra gente continuar o trabalho ao longo do ano”.
A Feira também traz apresentações musicais, gincanas teatrais, palestras, saraus e exibições de filmes.

Confira a programação da Feira Literária (FLIJ 23) clicando aqui.
Leia o Editorial clicando aqui.