Teve palhaçada, sim senhor! Os Palhaços Jamelão e Melancia, da Escola de Circo Carequinha, visitaram o João XIII esta semana e conversaram com os alunos sobre a vida no circo. “Eu adoro lidar com criança! Eu sou uma criança! Eu não envelheci ainda não”, afirma Melancia, codinome de Sandra Simone Stervanovik, aos 70 anos de juventude.
“A gente visita escolas desde o ano 2000 em Juiz de Fora. É um trabalho que expande a arte circense”, destaca o Palhaço Jamelão, Dolor Pereira.
A visita do ilustre casal deve-se a um convite do Projeto Coletivo de Trabalho do 5º ano: “Corpo, cultura e diversidade: um olhar para as relações consigo, com outro e com o meio”, organizada pelas professoras Adriane Silva e Mônica Maia. O projeto, em sua segunda edição, trabalhada a temática do circo em outras disciplinas. “Resolvemos trazer o Palhaço Jamelão e a Melancia, pois agora eles estão fixados em Juiz de Fora, para as crianças investigarem um pouco a vida no circo, a atividade circense, para trazer elementos para que eles pudessem conhecer essa cultura”, afirma Adriane.
Segundo a profesora, este estudo ajuda a trabalhar a diversidade e a cultura, que é o grande eixo, enfatizando a atividade circense como uma tradição familiar.
Após a visita dos palhaços, as turmas dos 5os anos se apresentaram no Ginasinho do João XXIII, com atividades de palhaçaria, tecido, trapézio e lira. “Tudo o que foi apresentado foi trabalhado com as crianças durante as aulas de educação física e eles puderam mostrar o que aprenderam com as técnicas corporais da arte circense”, destaca Adriane.

 

IMG_7928 IMG_7950 IMG_7957 vlcsnap-2016-05-20-14h20m04s7