Na cerimônia oficial de encerramento do IX SICEA, a Diretora Geral do Colégio de Aplicação João XXIII, Profª Andréa Vassalo, destacou as responsabilidades dos gestores dos colégios, institutos e escolas de aplicação na condução das políticas públicas, “o grupo de gestores procura realizar ações coletivas em prol dos seus colégios. Isso ocorre a partir das demandas trazidas pelos diretores no Conselho de Colégios de Aplicação, o CONDCAp que, por sua vez, procura a constante interlocução entre SEB, SESU e ANDIFES, para que nossas demandas sejam reconhecidas e defendidas”, explica.

    A questão da coletividade também esteve presente na fala da assistente social Angelisa da Silva, que lembrou o trabalho e importância dos técnicos administrativos (TAEs) dentro do colégio e também na realização do IX SICEA. “Os TAEs estão presentes em todos os setores do colégio e são de extrema importância para a educação”.

    A nostalgia e a gratidão marcaram as palavras da professora Andréia Rodrigues, que relembrou o passado e seu tempo de estudante. A professora destacou a importância do colégio não só em sua alfabetização e aprendizado, mas também em sua formação pessoal.

    Matheus e Vitória Camilo, representantes dos alunos do João XXIII, contaram como o colégio se tornou importante em suas vidas e os fez crescer pessoalmente à medida que o tempo, e as séries escolares, passavam. Hoje eles olham para trás com gratidão e reconhecimento.

    Durante a cerimônia, foi feita a leitura das cartas elaboradas por discentes e docentes sobre o IX SICEA. Os documentos são relatos e opiniões sobre o seminário, para que as experiências fiquem documentadas e registradas.

    Ao final, uma apresentação especial do Coral do João e Nosso Coral uniu todos os participantes, em uma enorme ciranda. “Foi um momento impar e emocionante  para o João XXIII. Um congraçamento nunca visto em nenhum SICEA. Posso afirmar que o IX SICEA já faz parte de nossa história e de todos que participaram desse evento” ressalta a Diretora Andréa.