SEMANA_III

A V Semana de Ciências Naturais do C. A. João XXIII aborda a temática das  “Ciências para um futuro com solidariedade”.  Segundo o professor Edson Reinehr essa é uma oportunidade para desenvolver atividades que saiam da rotina acadêmica dos alunos, além de promover o contato com outras pessoas da área, além dos professores.
         O nome da semana veio da reflexão sobre o esforço necessário para que as Ciências Naturais sejam mais voltadas à sociedade e à cidadania. Com as atividades, a semana procura mostrar esse outro lado das Ciências Naturais, como explica o professor Edson.
O evento procura atender a todas as séries, com uma programação ampla e diversas atividades interessantes, como palestras, visitas aos laboratórios de Química, Física e Biologia, sessões Planetário e exposições. Além dos alunos,  professores e TAEs também estão convidados a participar.
         Nesta terça feira (07/10), os alunos do 6º ano do EF visitaram o Laboratório de Química. O 2º ano do EM assistiu a uma palestra sobre “Ficção e Ciência: a fronteira final”. As turmas do 4º ano participam de uma sessão Planetário, no Centro de Ciências. Os alunos do 8º e 5º anos e também do EJA (PF1, PF2 e PM2) assistem à palestra “Doador do Futuro”, ministrada pela professora Cláudia, do Hemominas JF, sobre doação e transfusão de sangue, bem como a importância de conversar sobre esse assunto.
        Alguns eventos especiais ocorrem durante a Semana – entre 6 e 10 de outubro -. O 3º ano do EF promove a exposição “Dez dicas para salvar o planeta: exposição coletiva papel reciclado”. O 1º ano do EM expõe “Esculpindo a vida: maquetes microbiológicas”. As turmas do 2º ano apresentam uma mostra de trabalhos “Seminários de Física” e “Moro Onde Moro: Cartografia discente”.  Além disso, o 5º ano participa, dia 27 de outubro, da palestra “Tabagismo e Sistema Respiratório”, com a Dra. Cândida; e durante os dias 4, 5 e 6/11 – terça, quarta e quinta feira -, visitam o Museu Zoológico, no CES – Academia.